29.10.14

A Caixa Geral de Depósitos e a York University lançam Prémio Dias de Melo


A Caixa Geral de Depósitos, em Toronto, e a York University irão lançar no próximo dia 2 de novembro, por ocasião da abertura da Semana Cultura da Casa dos Açores do Ontario, o Prémio Dias de Melo.

O reconhecido escritor açoriano, natural da Calheta do Nesquim - ilha do Pico, com 50 anos de vida literária foi autor de várias obras marcando, profundamente, a cultura portuguesa e narrando de forma impar a insularidade, as gentes e as vivências culturais das ilhas e a sua intensa relação com o mar. Ficou imortalizado como o “escritor das baleias” cuja temática da caça à baleia e da emigração ficou presente nas suas obras, com destaque para “Pedras Negras”, “Mar Rubro” e “Mar pela Proa”.

Este prémio irá distinguir a progressão e mérito académico dos alunos inscritos no Portuguese Studies da York University e ficará a cargo da Profª Maria João Dodman com reconhecido trabalho académico sobre a obra literária do escritor e forte interesse pelas raízes mais intensas da realidade açoriana.

A responsável da Caixa no Canadá, Ana Ochôa, refere que: “o Prémio Dias de Melo, espera ser uma sentida homenagem a todos os açorianos que se encontram no Canadá que irão ver celebrado o nome do conhecido escritor na York University como referência da cultura portuguesa e defensor incansável dos valores da dignidade humana, igualdade e valorização das pessoas mais carenciadas”.

O escritor foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares (1990) e foi homenageado pelas Lajes do Pico com o título de cidadão honorário do concelho.

23.10.14

PARLAMENTO DOS JOVENS 2014 - 2015


Decorre a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no «Parlamento dos Jovens 2014-2015», uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão.

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:

- Ensino Básico: «Combate ao Insucesso Escolar»
- Ensino Secundário: «Ensino Público e Privado»

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. O período de inscrição para os participantes situados naqueles círculos, foi este ano, excecionalmente alargado duas semanas, isto é, até dia 10 de novembro de 2014. É imprescindível o respeito pelo cumprimento deste prazo, de modo a permitir o envio dos resultados das sessões escolares dentro do calendário vigente (até 27 de janeiro de 2015).

As Escolas e Associações das Comunidades Portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas podem solicitar a sua inscrição enviando um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt ( com conhecimento a emi@mne.pt ), onde deve constar:

- a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);

- indicação da sessão nacional (básico ou secundário) em que a escola/associação se pretende inscrever;

- nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel, para situações de emergência apenas), e

- nome do membro da Direção da Escola/Associação responsável acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.

Uma vez recebida, da parte da Assembleia da República, a confirmação de inscrição, recomenda-se que os participantes:

- guardem a informação recebida pois contém um código e senha por cada sessão nacional e necessárias ao envio de outro formulário após a sessão escolar;

- verifiquem se a inscrição consta da página:
app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html , e

 - qualquer alteração à inscrição inicial deve ser comunicada para: parlamento.jovens@ar.parlamento.pt , referindo o nome da Escola/Associação, círculo eleitoral e sessão nacional.

O Calendário das ações do «Parlamento dos Jovens 2014-2015», está disponível em http://app.parlamento.pt/webjovem2015/documentos/Calendario_acoes_PJ_2014-2015_FINAL.pdf

Neste mesmo portal, poderão ser encontrados panfletos para cada sessão nacional em formato pdf:
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela DGACCP, em articulação com as Escolas/Associações.

22.10.14


A Embaixada de Portugal no Canadá acompanha com particular atenção os incidentes ocorridos hoje em Otava. Pedimos a todos os Portugueses que sigam as indicações em matéria de segurança das autoridades federais e provinciais.

 

A Embaixada e a rede consular encontra-se totalmente à disposição para eventuais esclarecimentos e em caso de necessidade. Para situações de urgência é favor contactar o Dr. João Sabido Costa através do tlm 613-7970092.

 

José Fernando Moreira da Cunha
Embaixador de Portugal no Canadá

8.10.14

ALERTA – REVISÃO DE NORMAS PARA ÉBOLA


Comunicado da Diretor-Geral da Saúde (07/10/2014)

 

1. No dia 6 do mês em curso, a Diretora-Geral da Saúde de Espanha informou a Direção-Geral da Saúde de Portugal que uma auxiliar de enfermagem adquiriu a infeção por vírus Ébola devido a contacto com doente que tinha sido evacuado da Serra Leoa;

2. Nesse mesmo dia reuniu-se o Dispositivo de Coordenação que foi criado e que integra representantes e especialistas da Direção-Geral da Saúde, do INEM, do Instituto Ricardo Jorge, do Hospital de S. João, do Hospital de Curry Cabral e do Hospital de D. Estefânia, para além dos serviços de saúde das Forças Armadas;

3. Este Dispositivo está a reanalisar os normativos existentes no âmbito da biossegurança, nomeadamente naquilo que se refere às regras de atendimento e manuseamento clínico, aos equipamentos de proteção individual (EPI) a utilizar pelos profissionais de saúde e ao contexto da sua utilização, bem como aos procedimentos laboratoriais;

4. Está, ainda, a ser equacionado o reforço dos mecanismos de comunicação junto dos serviços de saúde e da população;

5. A Direção-Geral da Saúde acompanha permanentemente a situação e emitirá comunicados sempre que necessário.

Francisco George
Diretor-Geral da Saúde

Pacote informativo atualizado sobre doença por vírus Ébola, disponível aqui.

Recomenda-se igualmente a consulta regular à página internet da Direção-Geral da Saúde

Arquivo - Archive

Followers