30.6.14

Like Portugal - Portugal, the place to grow!


LIKE PORTUGAL is a platform established for promoting positive information about Portugal. We want to share the best of our Country, of our companies and our people. We believe in a positive attitude towards our Country and towards those who believe this is the best place to invest, to work and to live
 

Enjoy the  video!

Exposição Potencial Económico da Língua Portuguesa em Montreal


Leia a reportagem aqui. 

Vídeo com a entrevista da sessão de abertura da Exposição, apresentada por Luís Aguilar, Professor da Universidade de Montreal e docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, entrevistado por Ludmila Aguiar para a Lusaq TV. Pode ver-se duas outras entrevistas, uma à Diretora-Geral da Caixa Portuguesa Desjardins que acolheu o evento e outra ao Dr. José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Celebração ontem na Missão Nossa Senhora de Fátima, do Centro Comunitário Português Amigos Unidos, da festa religiosa em honra de São Pedro e do Senhor Santo Cristo.





27.6.14

800 anos de língua portuguesa



A língua portuguesa assinala hoje, oficialmente, os 800 anos de existência. É a data do testamento do rei D. Afonso II, o primeiro documento que se conhece em português.

Veja o vídeo aqui.

Vinhos de João Portugal Ramos cada vez mais internacionais



Os vinhos de João Portugal Ramos acabam de ganhar 3 Medalhas de Ouro no Concurso Internacional “Sélections Mondiales des Vins” no Canadá: Marquês de Borba Tinto 2012, Quinta de Foz de Arouce Tinto 2010 e Duorum Tinto 2012.

Leia a notícia completa aqui.

25.6.14

Lisboa eleita a Cidade Empreendedora Europeia



O Comité das Regiões da União Europeia atribuiu a Lisboa o título de Cidade Empreendedora Europeia 2015.

Leia a notícia completa aqui.
Encontro no passado dia 19 de junho do Primeiro-Ministro do Québec, Philippe Couillard, com Embaixadores da UE no Canadá.



Em cerimónia realizada ontem em Toronto, o luso-canadiano Charles de Sousa foi reconduzido, pela Premier Kathleen Wynne, como Ministro das Finanças da Província do Ontário.

24.6.14

Portuguese cuisine: a global mosaic, by Margaret Dickenson | June 22, 2014 (Diplomat & International Canada).


Those unfamiliar with Portuguese cuisine may understandably assume it is similar to that of Spain. And while many of the same ingredients are featured in both, Portugal’s robust cuisine includes distinctively different recipes and cooking techniques that reflect a broad spectrum of terrain and climates and diverse historical influences over the centuries.


Read the full article here.



Encontro na cidade do Québec, no dia 19 de junho, dos Embaixadores da UE com o Primeiro-Ministro Philippe Couillard.


Leia o comunicado oficial completo aqui.
Homenagem "Portuguese Joe" em Vancouver - Cerimónia de lançamento da primeira pedra, Stanley Park, 24 de junho às 11h00


 A 24 de junho, no Stanley Park em Vancouver, Canadá, terá lugar a cerimónia de lançamento da primeira pedra do monumento de homenagem a Joe Silvey, o pioneiro natural da Ilha do Pico que, na Colúmbia Britânica, ficou conhecido como "Portuguese Joe" e às suas duas esposas nativas que pertenciam a nações autóctones "Coast Salish". Para a Comunidade Portuguesa desta região, será um momento importante já que se trata da primeira vez que será destacado o contributo de um português no desenvolvimento histórico de Vancouver. Joe Silvey foi o primeiro europeu a viver no local que é agora o Stanley Park, introduziu métodos de pesca inovadores e foi um símbolo de tolerância multicultural.


A estátua de bronze está ser construída pelo escultor Luke Marston, bisneto de Joe Silvey, terá cerca de 6 metros e assentará numa base circular de pedra com um desenho de ondas em calçada portuguesa (ver fotos)'.


Prevê-se que a obra fique concluída em setembro de 2014, altura em que será organizada a inauguração oficial do monumento (data a definir)



Para mais informações poderá ser contactado o artista Luke Marston +1-250-668-7822 ou o Sr. Filomeno Jorge, responsável financeiro do projecto e elo de ligação com a Comunidade Portuguesa +1-604-841-5041 ou visite o site.

Portugal é cada vez mais mar. Vai um mergulho?



Existem cerca de 300 locais de mergulho no continente e nas ilhas. Só no Algarve fazem-se 10 mil mergulhos por ano

Leia o artigo completo aqui.

Annual Report - The Portuguese Economy



The Bank of Portugal releases today the Annual Report - The Portuguese Economy.

The first part of the Report focuses on the recent evolution of the Portuguese economy from a structural perspective. The second part addresses the different dimensions of the ongoing adjustment process within the framework of the Economic and Financial Assistance Programme (EFAP).

Full report here.

23.6.14

A corrida "Dragon Boat" de Otava deste ano contou com a participação do Dr. João Sabido Costa, da Embaixada de Portugal.


Veja as fotos aqui.

Leia o artigo da "Embassy" aqui.

20.6.14

O Embaixador José Fernando Moreira da Cunha recebeu hoje na Chancelaria a Dra. Fátima de Sousa, diretora dos cursos de ensino básico e secundário da Escola Luís de Camões de Otava que funciona sob a Direção Escolar Católica Francesa. Estiveram também presentes o Dr. João Sabido Costa, Ministro-Conselheiro desta Embaixada, e o Dr. Carlos Gomes da Silva, Professor Visitante do Instituto Camões e Coodenador do programa de Português na Universidade de Otava.


Foram abordadas questões relativas aos cursos de Português, com vista a melhorar a valorização da Língua portuguesa e a sua divulgação, por forma a atrair maior adesão no próximo ano letivo entre as comunidades lusófonas e canadianas.

A Escola Luís de Camões, este ano letivo com cerca de 170 alunos matriculados, oferece cursos para os diversos níveis etários e de aprendizagem (iniciação, intermédios e avançados), bem como um curso de créditos para os jovens a partir dos 14 anos de idade e um curso de adultos. Organiza ao longo do ano diversas atividades culturais.
Cerimónia do 10 de junho de 2014, na residência da Embaixada de Portugal no Canadá


Veja o album de fotografias aqui.

19.6.14

Voo Toronto-Lisboa com inauguração “doce”



Os primeiros passageiros do voo inaugural Toronto-Lisboa pela Air Canada Rouge, no próximo domingo, dia 22, às 10h, vão ser surpreendidos com a criação ao vivo, por pasteleiros, de azulejos em açúcar. A iniciativa é da ANA - Aeroportos de Portugal e tem como objectivo marcar esta nova rota.

Leia a notícia completa aqui.

Linha do Tua



Viaje através dos registos fotográficos da paisagem que a histórica Linha do Tua percorre.

Clique aqui.

Primeira Edição do "Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas"





O INDEG-IUL (Escola de Negócios de referência em Portugal) e a Fundação Dom Cabral (Escola de Negócios de referência no Brasil - tem feito parte do top 10 mundial), com o apoio institucional da AICEP Portugal, estão a desenvolver a Primeira Edição do Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas.

Leia a notícia completa aqui.

BIS – Banco de Inovação Social



O BIS - Banco de Inovação Social é uma plataforma promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que agrega 27 parceiros - instituições e entidades públicas, privadas e da Economia Social - que decidiram por em comum os seus ativos de conhecimento, a sua experiência e as suas competências técnicas e logísticas, para:

- Promover da Inovação Social através da experimentação, de base científica e aplicação prática, do apoio à criatividade e formas inovadoras de colaboração social, destinadas a criar produtos e serviços socialmente inovadores e capazes de dar melhores respostas às necessidades sociais;
- Promover um empreendedorismo de cariz e valor social;
- Promover uma cultura de inovação social e de empreendedorismo social;
- Criar um Fundo de Investimento Social - Fundo BIS que invista na inovação social;
- Participar nas redes nacionais, europeias e internacionais de inovação social;
- Criar uma Bolsa de Tutores que colaborem, através do voluntariado, para o cumprimento da missão do BIS.

Esta e outras informações poderão ser vizualizadas nas seguinte páginas web:



17.6.14

Filme promocional do Alentejo é candidato a prémio em Cannes



“Viver, investir e empreender no Corredor Azul” é o título e o mote do vídeo que os Municípios que constituem a Rede têm expectativa de ser galardoado na categoria de “Corporate Image Films” no próximo dia 2 de Outubro na cidade de Cannes, França, pretendendo assim reforçar e distinguir este território de excelência, que se encontra de braços e alma aberta para receber pessoas e investimentos.

Leia a notícia completa aqui.

Veja o vídeo aqui. 

Provas de certificação para o Ensino de Português no Estrangeiro: Otava - Canada 


Realizaram-se no passado sábado dia 14 de junho as provas de certificação para o Ensino de Português no Estrangeiro da responsabilidade da Coordenação de Ensino Português para o Canadá, sediada em Toronto.

Em Otava, as provas realizaram-se na na Escola Monfort, 350 Den Haag Street, onde funcionam os cursos de Português da Escola Luís de Camões (Direção Escolar Católica francesa), frequentados anualmente por mais de 160 alunos nos vários níveis de ensino básico e secundário. Há ainda um curso com créditos e um curso para adultos.

Este ano, 15 alunos da Escola Luís de Camões de Otava submeteram-se às provas.

O Professor Visitante do Camões, I.P. na Universidade de Otava foi o responsável pelo Secretariado do Centro de Provas em Otava com o apoio de 3 vigilantes, docentes da Escola Luís de Camões.

 Exames de um dos níveis, "Escola Luís de Camões", Otava, 14 de junho de 2014

O que é?

A certificação é um processo de reconhecimento das aprendizagens dos alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), pelo Estado português. É da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Concretiza-se através da realização de exames por nível de proficiência, quando os alunos alcançam o perfil de saída definido nos termos do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE).

Vantagens - No mundo global em que vivemos, de liberdade ou de necessidade de movimentação, em que o conhecimento de línguas constitui um bem superior, é da maior importância criar uma certificação comum para o Ensino Português no Estrangeiro que permita a valorização, o reconhecimento e a acreditação das competências comunicativas dos alunos em língua portuguesa, independentemente do país onde residam.

A certificação das aprendizagens agora introduzida facilitará a mobilidade dos alunos entre os países em que a rede EPE está presente e permitirá a compatibilização com certificações locais.

Desta forma, com suporte no novo regime jurídico do Ensino Português no Estrangeiro, é introduzido um novo fator de atestação de qualidade das aprendizagens dos alunos do EPE.

Onde: As provas de certificação decorrerão anualmente em centros locais de exame de cada país. Estes centros locais serão definidos em função das inscrições, segundo os critérios de proximidade com o maior número de candidatos e de existência das condições necessárias para a sua realização.

Em abril, é divulgada a lista definitiva de centros de exame, através dos professores, pelas Coordenações de Ensino e no sítio do Camões, IP, na internet.

Para quem - Poderão realizar os exames de certificação todos os alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro, dos níveis básico e secundário, mediante indicação do seu professor ou por autoproposta.

O processo de inscrição será realizado junto dos professores da rede EPE na Europa e nas Coordenações de Ensino dos Estados Unidos da América e do Canadá.

Quando - As provas de certificação realizam-se uma vez por ano, no final do ano letivo, em 4 épocas distintas, uma para cada continente.

Para o ano letivo 2013/2014, as datas foram definidas com a preocupação de encontrar um compromisso entre os diferentes calendários escolares de cada país.

Na América (Canadá, EUA, Venezuela), as provas realizaram-se sábado, dia 14 de junho.

Para mais informações contacte:
Dra. Ana Paula Ribeiro
Coordenadora do Ensino Português Canadá- CAMÕES,I.P.
Consulado Geral de Portugal em Toronto
438 University Av., Suite 1400-14th Floor
Toronto - Ontario M5G2K8 Canadá
T: 00 141 621 709 81
Emails: cepe.canada@camoes.mne.pt 
             anapaula.ribeiro@camoes.mne.pt

Carlos Gomes da Silva com docentes de Português e Espanhol da Direção Escolar Católica Francesa de Otava, 14.06.2014

16.6.14

Exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa” na Embaixada de Portugal em Otava



A exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa” está patente na sala de espera da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Otava.

Trata-se de uma nova mostra organizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, cuja coordenação científica esteve a cargo do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É baseada nos conteúdos do livro homónimo, um estudo realizado por investigadores do ISCTE sob coordenação de Luís Reto.


A criação de uma exposição a partir da obra editada destaca-se pela forte componente visual dos cartazes, que permite assim uma mais ampla divulgação deste importante trabalho de pesquisa. Os dados estatísticos mais relevantes são evidenciados com recurso a tabelas, fotografias e outras estratégias de design gráfico.

O livro indica a existência de 254,54 milhões de «falantes nativos» de português, correspondente às populações dos 8 países de língua oficial portuguesa.



Esta mostra tem por objetivo reforçar o conhecimento sobre a Língua Portuguesa, e assim contribuir ativamente para a sua valorização e difusão no mundo.


Este universo de falantes e países corresponde a 3,66% da população mundial e a 3,85% do PIB mundial, respetivamente. Os estudos colocam a língua portuguesa entre os idiomas “supercentrais”, que rodeiam o inglês “hipercentral” e vaticina-lhe “um lugar de relevo no contexto mundial deste novo século”, ao falar do “efeito de rede”.





Este efeito, estudado para outras áreas, como as telecomunicações ou as redes sociais, postula que «o valor económico da língua resulta sobretudo das economias de rede que lhe estão associadas». «Quanto maior o número e a riqueza dos utilizadores de um idioma, maior o seu valor para o utilizador».



 Para ver a exposição online, clique aqui.

Celebração ontem dos Santos Populares na Igreja da Missão Católica Portuguesa Espírito Santo, Gatineau, com a participação do Dr. Joao Paulo Sabido Costa e da sua Esposa.








13.6.14

Luso-canadianos nas eleições provinciais



Três luso-canadianos foram eleitos ontem deputados no Ontário: o antigo ministro provincial das Finanças Charles Sousa (liberal), reeleito pelo circulo eleitoral de Mississauga Sul, com 50.8% (22.116 votos). Em London - Fanshawe, Teresa Armstrong (NDP) também voltou a ganhar, agora com 50.4% (17.950 votos) e Cristina Martins, em Daverport, com 45,3% (16.205 votos).
Visita na 3.a feira passada ao Speaker do Parlamento federal do Canadá, Andrew Scheer, do Deputado Ricardo Baptista Leite, do Embaixador de Portugal José Moreira da Cunha e do Ministro-Conselheiro João Paulo Sabido Costa.





Arquivo - Archive

Followers