27.2.14

O filme "Pecado Fatal" de Luís Diogo venceu esta semana o Prémio de Excelência para filme estrangeiro, no Canada International Film Festival. É o único filme português premiado este ano neste festival.



Veja o trailer do filme aqui.

26.2.14

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Canadá, Rui Machete e John Baird, reúnem-se no próximo sábado, às 16h, para discutir as relações entre os dois paises.



25.2.14

Obrigado Mário Coluna



Metro de Lisboa galardoado pelo "The New York Times" como o mais belo metro do mundo.

 

 
Veja a galeria de imagens aqui.


Alto Douro



Wine has been produced by traditional landholders in the Alto Douro region for some 2,000 years. since the 18th century, its main product, por wine, has been world famous for its quality. This long tradition of viticulture has  produced a  cultural  landscape of  outstanding  beauty  that  reflects its technological, social and economic evolution.

Carleton Model NATO Conference 2014



Realizou-se no passado dia 21, na Embaixada de Portugal, um encontro com vários estudantes da University of Western Ontario, em que foram abordadas questões relacionadas com a defesa, bem como o papel de Portugal na NATO.

24.2.14


The Delegation of the European Union is launching the 2015 edition of the European Union Visitor’s Programme.

 

 

 

The E.U. invites to recommend young Canadian leaders for participation in the 2015 edition of the European Union Visitor’s Programme (EUVP). The letter of recommendation must be accompanied by a fully completed application form, an up-to-date CV, and a brief (about 4 paragraphs) presentation of the subjects she/he is particularly interested in studying and how it would related to her/his career, duly filled out by your nominee.


For information about the programme and on how to apply, please click here.

VIII edição do "Prémio Literário José Luís Peixoto" 2014 - Poesia



O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. Para além de homenagear o patrono do prémio, José Luís Peixoto, natural do Concelho de Ponte de Sor, o mesmo tem como objectivo incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como o gosto pela leitura.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor promove a 8ª edição do “Prémio Literário José Luís Peixoto” em 2014 que por ser par, e segundo o regulamento, se destina a premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia.

Podem concorrer jovens que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de dezembro de 2014. Os candidatos devem fazer chegar os seus trabalhos, dirigidos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, até ao dia 30 de abril de 2014.


Quaisquer esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através dos seguintes contatos:
Telefone: 242-292070 - Fax: 242-292076 - E-mail: cac.geral@gmail.com.

Poderá ainda consultar o sítio do Município de Ponte de Sor e o blog da Biblioteca Municipal de Ponte de Sor.


21.2.14

Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora - 2ª edição



No âmbito do apoio que a DGACCP tem dado à formação de dirigentes associativos, informa-se que vai realizar-se a 2ª edição do Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora, uma iniciativa organizada pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira – Grão Vasco, com o Alto Patrocínio do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
                                 
A iniciativa que irá decorrer em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de março próximo, destina-se a portugueses e luso-descendentes, de preferência com alguma experiência associativa, tendo como objetivo reunir dirigentes associativos da diáspora portuguesa oriundos de diversos países da Europa e fora da Europa, reunindo, assim, diferentes experiências, saberes e conhecimentos das associações representadas.

O curso é constituido por uma componente teórica, onde os participantes terão acesso a um conjunto de informações/módulos com documentação útil e importante para o desenvolvimento do trabalho das associações, designadamente programas de ação, organização e gestão associativa, projetos e candidaturas, legislação e parcerias. Haverá também um espaço prático que permitirá visitas a realidades concretas das ações desenvolvidas por diferentes associações portuguesas da região da Grande Lisboa, bem como conhecer o trabalho que as autarquias desenvolvem junto do movimento associativo e partilharem as suas próprias experiências.

Este curso pretende, igualmente, que os participantes levem uma motivação acrescida, novas ideias e novos projetos que permitam dinamizar as respetivas associações junto das comunidades em que estão inseridos. De salientar, ainda, que o curso terá como principal “motor” o reforço da ligação de Portugal com a sua diáspora.

A seleção dos participantes será efetuada através da apresentação do esboço de um projeto associativo que entendam ser importante desenvolver em qualquer área –cultura, desporto, música, comemoração de efemérides (25 de abril, 10 de junho, 5 de outubro ou outras), com o mínimo de uma página e o máximo de duas páginas A4.

A ficha de inscrição de preenchimento obrigatório deverá ter a respetiva fotografia, a indicação do trabalho que desenvolve na associação ou na comunidade onde está inserido e as expectativas relativamente ao curso de formação. No entanto, o envio da candidatura não garante a participação no referido curso, que vai carecer de um processo de seleção através dos projetos enviados.

A ficha de inscrição e o esboço de um projeto devem ser enviados para a Direção de Serviços de Emigração através do endereço eletrónico – emi@mne.pt, até ao próximo dia 10 de março, impreterivelmente. 

A ficha de inscrição poderá ser obtida aqui







19.2.14

11° Concurso Nacional Escolar - XII Festival de Cinema "O Castelo em Imagens"





A Câmara Municipal de Portel tem vindo a realizar durante o mês de maio o Concurso Nacional Escolar no âmbito do Festival de Cinema "OCastelo em Imagens".

Esta edição, apresenta novas datas pelo que, este ano o 11° Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens" decorrerá em Portel de 18 a 24 de maio de 2014.

Aberto a todos os alunos das escolas e universidades portuguesas (incluindo escolas e universidades de audiovisual ou de outras áreas de comunicação), tendo por tema "O Castelo" ou o "Castelo da minha Terra", este Concurso destina-se a promover visões pessoais e de investigação escolar em torno dos castelos.

Assim e como o objetivo de divulgar esta iniciativa, sugerimos seja consultado o portal do Munícipio de Portel, onde encontrará o respetivo Regulamento do Concurso.

18.2.14

Com o alto patrocínio do Presidente da República, realiza-se em Cascais, nos próximos dias 30 e 31 de outubro, a 5th BioMarine International Business Convention.


 Para mais informações, consultar o portal da BioMarine

17.2.14



Visita do Presidente da República a Toronto



Acompanhado pela sua Esposa, Drª Maria Cavaco Silva, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, estará em Toronto nos dias 27 e 28 de fevereiro, com regresso a Lisboa na tarde do dia 1 de março. Far-se-á acompanhar, entre outros, pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Rui Machete, bem como do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, e os Deputados da Emigração, Maria João Machado Ávila e Carlos Gonçalves. Para além de encontros oficiais, o Presidente da República participará num seminário económico com empresários portugueses e canadianos e num encontro com a nossa Comunidade no Winter Garden Theatre Center.

 

Sharon Stone com uma obra de arte da Filigrana Portuguesa - "Coração de Viana"
-------------------
Sharon Stone with a master piece from Portuguese Filigrana - "Coração de Viana" ("Heart of Viana").

 

 

13.2.14



Encontro da Premier da Província do Ontário, Srª Kathleen Wynne, com os Embaixadores da União Europeia.

 

 

Porto eleito Melhor Destino Europeu 2014

 


O Porto foi eleito esta quinta-feira Melhor Destino Europeu 2014, entre outras 19 cidades a concurso, realizado no âmbito de uma competição destinada a escolher os melhores destinos na Europa.

De acordo com a página na internet da Best European Destinations, o Porto venceu esta corrida com 14,8% dos votos.

Zagreb, Viena, Nicosia, Budapeste, a ilha da Madeira, Milão, Madrid, Berlim e Roma foram outras cidades que ficaram entre os dez melhores destinos.

A eleição decorreu online durante as últimas três semanas, sendo que a cidade do Porto já tinha vencido este título em 2012.

As regras do concurso não permitiram que a cidade concorresse ao galardão em 2013 (os vencedores do ano anterior não podem voltar a concorrer no ano imediatamente a seguir), mas a Câmara, através do Departamento Municipal de Turismo, voltou a candidatar-se ao prémio e tinha sido integrada no top 20 dos destinos a concurso.

O Porto fica a partir de hoje em destaque naquela que é considerada a maior página da internet do Turismo da Europa (www.europeanbestdestinagions.org), que tem por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultura e do turismo europeus, da sua riqueza, diversidade e qualidade.

Aquando da nomeação para o top 20, a Câmara do Porto e o Departamento de Turismo afirmaram que esta representava «uma grande responsabilidade», até porque em 2012 a cidade já tinha sido escolhida.

«O facto de o Porto voltar a ser selecionado reflete bem a sua notoriedade, atratividade e excelência enquanto destino turístico, assim como o dinamismo deste setor de atividade com o maior potencial de crescimento e que mais contribui para o crescimento do PIB nacional», salientou a autarquia na ocasião.

No ano passado o título foi atribuído a Istambul, sendo que Lisboa recebeu este galardão em 2010.

Encontro em Toronto do Embaixador de Portugal no Canadá, com a Premier da Província do Ontário, a Srª Kathleen Wynne.


12.2.14

Lisboa é a melhor cidade em Portugal para se viver, visitar e investir.

 

 

Lisboa e Porto são as grandes líderes do Bloom Consulting Country Brand Ranking (o mais recente estudo da Bloom Consulting, empresa especializada nas "marcas-país"). As duas cidades são, "por isso, a porta de entrada em Portugal, tanto para investidores, como para turistas".

Lisboa lidera o ranking nas três categorias. É considerada a melhor cidade para investir, para viver e para visitar. Segue-se o Porto, a segunda melhor cidade para negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do país para se viver.

"Numa altura em que os orçamentos locais se encontram sujeitos a um processo de escrutínio intenso, todas as autarquias devem assegurar que todos os cêntimos gastos são um bom investimento. É por esta razão que agora, mais do que nunca, há uma necessidade de aplicar medidas fiáveis para garantir sucesso da estratégia de região e city branding", refere o diretor-geral da Bloom Portugal, Filipe Roquette. O responsável acrescenta que "Este ranking não podia ter sido lançado em momento mais oportuno. Portugal enfrenta desafios económicos consideráveis e a previsão de recuperação afigura-se bastante lenta". O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking "pode desempenhar um papel cimeiro na ajuda aos municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do país e internacionalmente", completa.

O ranking regional é marcado pela liderança isolada do município do Porto, seguido do de Braga e do cluster de cidades nortenhas constituído por Guimarães, Viana do Castelo, Maia e Matosinhos. É realçado que sete das 25 cidades mais bem colocadas no ranking nacional localizam-se na região Norte.

O ponto forte do Município do Porto é a sua notoriedade na dimensão "visitar" (turismo), sendo também importante ter em conta que o município é o motor económico da região Norte. O Porto perde no entanto na dimensão "viver" (talento), principalmente devido à quebra populacional, mas também à elevada taxa de desemprego, acima da média nacional, e ao fraco rácio de habitantes por centro médico.

Braga destaca-se pelos resultados bastante positivos a nível nacional. Esta primazia pode ser facilmente explicada por três fatores: temi um dos indicadores mais elevados de criação de novas empresas, não está perante um cenário de declínio populacional e, por fim, os utilizadores de internet interessam-se muito no que o Município tem para oferecer. Tem, no entanto, uma baixa cotação na categoria "visitar".

Na região Centro, destacam-se essencialmente quatro municípios: Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Todos, à exceção de Viseu, marcam presença no top 10 nacional, ocupando este último, ainda assim, um lugar muito próximo do pódio. Coimbra e Aveiro apresentam performances bastante semelhantes nas três categorias. Leiria ocupa o primeiro lugar da região na categoria "viver". É, aliás, a segunda melhor cidade para viver a nível nacional.

10.2.14

Renata Brum Bozzi has been appointed as Canada’s new Senior Citizenship Judge

 

 

Appointed Senior Citizenship Judge in October, 2013, she is a former Member of the Social Security Tribunal on which she served immediately following her six year appointment as a Citizenship Judge in Mississauga. As a Citizenship Judge, she presided over thousands of hearings in English and in French and was called upon to consult on policy, jurisprudence and legislative initiatives to combat fraud and reform the citizenship process. Ms. Renata Brum Bozzi was born in the Azores, Portugal, and came to Canada with her family as a child. She earned a Bachelor’s degree in Criminology, a Master of Arts from the Toronto School of Theology, and a Certificate in Public Relations from the University of Toronto. She did legal and policy research for the Honourable Mr. Justice David M. Brown, now at the Ontario Superior Court, and was also a Senior Associate with the High Park Group providing research, media analysis and strategic advice. Her community work has included serving as a host parent to international students studying in Canada; the 820 Chris Hadfield Royal Air Cadet Squadron; and the Milton District Hospital Foundation. She is the mother of five children.

7.2.14


Realizou-se ontem na Residência da Embaixada de Portugal um almoço de trabalho da CPLP, com vista preparar as várias atividades agendadas para 2014. Destaca-se, desde já, a projeção no Canadian Film Institute de Otava de filmes em português, no mês de maio, por ocasião das cerimónias de celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP. Portugal irá exibir nesse certame o filme "Amália".


Treinos de captação de futebol para atletas LUSO-DESCENDENTES ou portugueses que jogam no estrangeiro, nascidos em 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001. Mais informações no site (www.scout.com.pt)

3.2.14

Revista “Wine” distingue melhores do vinho e da gastronomia. 


Leia o artigo aqui

Arquivo - Archive

Followers