31.1.14

Cais da Ribeira, no Porto, e Rua Augusta, em Lisboa, 

consideradas das ruas mais bonitas do mundo

 





Estas duas ruas foram eleitas das mais bonitas do mundo pela revista espanhola Condé Naste traveller, uma das mais conceituadas sobre viagens. A publicação destaca principalmente a calçada portuguesa.



Reunião realizada ontem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, com o Ministro federal do Emprego, Desenvolvimento Social e do Multiculturalismo, Jason Kenney. 

 

Neste encontro, o Ministro Jason Kenney teceu grandes elogios à nossa Comunidade pelo seu contributo, ao longo das últimas décadas, para o desenvolvimento económico do Canadá.

 


Reunião realizada ontem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, com o Deputado federal Costas Menegakis, do Partido Conservador, responsável no Parlamento canadiano para a imigração.

 

Reunião realizada ontem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, com o Deputado federal Andrew Cash, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal.



Visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, realizada ontem de manhã à Chancelaria da Embaixada de Portugal no Canadá.



30.1.14

CURSOS À DISTÂNCIA DO INSTITUTO CAMÕES - 2º SEMESTRE 2013/14



Informa-se que decorre, até 9 de fevereiro de 2014, o período de candidaturas para cursos de formação à distância do Instituto Camões para o 2º semestre de 2013/14:

Cursos de especialização (creditados com ECTS) Cultura:
103_14 Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul

Cursos de Português para estrangeiros
308_14 Portuguese for Foreigners, level A1
309_14 Portuguese for Foreigners, level A2
310_14 Português para Estrangeiros, Nível B1
311_14 Português para Estrangeiros, Nível B2
312_14 Português para Estrangeiros, Nível C1

Cursos de Português para fins específicos
305_14 Laboratório de Escrita Jornalística
208_14 Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado
307_14 Português para Negócios
313_14 Introdução ao Português Jurídico

Tradução
401_14 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

Cursos de formação contínua de professores (creditados pelo CCPFC)
203_14 Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório
202_14 MIPL2.0 - Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0
211_14 Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino do Português

Cursos com candidaturas a abrir em fevereiro de 2014 (cursos de formação contínua de professores)
209_14 A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa (em parceria com a Universidade Aberta)
210_14 Pragmática Linguística e Ensino do Português: Comunicação Oral e Escrita (em parceria com a Universidade Aberta)
310_14 Aquisição e Aprendizagem do Português Língua Não Materna (em parceria com a Universidade de Coimbra)

Consulte o Regulamento de funcionamento da formação a distância.

Se tiver dúvidas e/ou questões, utilize o formulário de contacto.


O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, jantou ontem na residência da Embaixada de Portugal no Canadá com os representantes das instituições da Comunidade Portuguesa de Ottawa / Gatineau.

 

 



A Rouge, companhia low-cost canadiana, começará a voar de Toronto para Lisboa, três vezes por semana, a partir do próximo mês de junho.

 

 

29.1.14

A CNN diz que Lisboa é a cidade mais 'cool' da Europa. No passado domingo, a CNN apresentou ao mundo as sete razões que tornam Lisboa a cidade mais 'cool' da Europa. Num artigo onde são tecidos inúmeros elogios à capital portuguesa, a jornalista Fiona Dunlop destaca a noite, a gastronomia, as praias, os castelos, o design, a arquitetura e a arte que se podem encontrar por aqui.





Economia -   O que Portugal exporta e ninguém imagina.



Numa altura em que tanto se fala de aumentar as exportações, o semanário VISÃO foi à procura de produtos e serviços fabricados no nosso país que a maioria dos portugueses desconhece.

Sabia, por exemplo, que, neste preciso momento, há milhares de pessoas a apertar a camisa ou o casaco graças a uma fábrica de Famalicão? Ou que há miúdos em França e na Alemanha a aprender a escrever em pequenos quadros de lousa feitos em Valongo? Mas não fabricamos só as coisas simples. Também construímos submarinos-robôs ou ecrãs multitoque, ao melhor estilo futurista de Hollywood. Não acredita? Então veja:
Ao aterrar no aeroporto de Faro para passar uns dias no Algarve a jogar golfe, longe da humidade de Londres, um governante inglês reparou que uns passageiros recorriam a umas máquinas, em vez de esperarem nas filas, para a alfândega. Ficou impressionado com esta tecnologia de ponta e, quando regressou a Inglaterra, iniciou os contactos com a empresa portuguesa que desenvolveu o sistema. A história, que ocorreu há poucos anos, abriu a porta à Vision Box para instalar aquela tecnologia em sete aeroportos britânicos. E, recentemente, ganhou o contrato para colocar as suas fronteiras digitais em todos os aeroportos internacionais do Reino Unido.
Tal como este, existem muitas outros casos de empresas portuguesas que conseguem singrar no exterior, apesar de o seu trabalho ser pouco conhecido no País. E não é só na alta tecnologia. Há empresas de produtos tradicionais que deixaram de ter mercado em Portugal, mas que continuam com procura lá fora, como a que produz kits de ardósias. Há, também, tecnologia de ponta nacional na Estação Espacial Internacional e pedra portuguesa a revestir o chão do Ground Zero, edifício a construir no local das torres gémeas, em Nova lorque, e bem assim, no Palácio de Versailies, em Paris, e grés na Sagrada Família, em Barcelona. Temos software a gerir o metro de Londres e os comboios de quase todos os países escandinavos. Exportamos botões para todo o mundo, produzimos insufláveis para grandes eventos internacionais e casas pré-fabricadas, de granito, que são um êxito lá fora, onde são usadas como casa de férias.

28.1.14




O português Isolino Bettencourt de Sousa, de 58 anos, nascido na Graciosa, foi distinguido pela Associação de Construção de London, Ontário, onde reside, com um prémio pelo seu trabalho em causas solidárias.

Este prémio foi atribuído depois do português ter ajudado a construir uma habitação que foi vendida para fins solidários, em prol de um lar de sobreviventes de cancro.

Formado em Arquitetura, Isolino Bettencourt de Sousa emigrou para o Canadá em 1967 com 11 anos de idade.


O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, estará a partir de amanhã até 2 de Fevereiro, em visita ao Canadá, com passagem por Otava, Montreal e Toronto. Terá a oportunidade de contactar autoridades federais e provinciais, para além de conviver com a nossa Comunidade.

 

 

27.1.14

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 




Comemorando-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 69 anos após a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o Governo Português presta a sua homenagem aos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto, assim como às outras vítimas do extermínio nazi.

O Governo Português recorda também todos aqueles cuja coragem e determinação conseguiram poupar à morte milhares de judeus condenados aos campos de concentração nazi, entre os quais os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho. O seu exemplo continuará a inspirar-nos a resistir ao ódio, à intolerância, ao preconceito, à discriminação e ao racismo, para evitar a repetição de tragédias desta natureza.

O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade, que não podemos nem devemos esquecer. Evocar o Holocausto e promover a educação dos jovens sobre este terrível período da História é um imperativo ao qual o Governo Português se associa plenamente.

Portugal é, desde junho de 2009, membro observador da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, desenvolvendo também neste quadro, com outros Estados e Instituições, iniciativas que visam evocar e preservar a memória daquele acontecimento trágico.

24.1.14



Cursos de formação à distancia do Camões, I.P. – candidaturas até 9 de fevereiro.



Decorre até  9 de fevereiro o período de candidaturas para os cursos de formação à distância do Instituto Camões (2° semestre 2013/2014):

a)      Cursos de especialização (creditados com ECTS)

Cultura
·         103_14: Curso de especialização pós-graduado – Portugal e os Pós-Colonialismos: conceitos, contextos, vozes

b)      Cursos de Português para estrangeiros
·         308_14 Portuguese for Foreigners, level A1
·         309_14 Portuguese for Foreigners, level A2
·         310_14 Português para Estangeiros, Nível B1
·         311_14 Português para Estangeiros, Nível B2
·         312_14 Português para Estrangeiros, Nível C1

c)      Cursos de Português para fins específicos
·         308_14 Introdução ao Português Jurídico
·         305_14 Laboratório de Escrita Jornalística
·         307_14 Português para Negócios (Portuguese language in the business world)
·         208_14 Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado

d)     Tradução
·         401_14 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

e)      Cursos de formação de professores (creditados pelo CCPFC)
·         202_14 MIPL2.0 – Materais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0
·         203_14 Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
·         209_14 A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa
·         210_14 Pragmática Linguística e Ensino do Português: Comunicação Oral e Escrita
·         211_14 Ferramentas da Linguística Computacional para Ensino de Português
·         214_14 Aquisição e aprendizagem do Português Língua Não Materna

Os docentes da rede de Ensino Português no estrangeiro e os agentes de Cooperação do Camões, I.P. beneficiam de redução nas propinas dos cursos.

Mais informações aqui.


20.1.14



Investir em Portugal

 


Apoio ao Investidor da Diáspora

O Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora tem competências na promoção, apoio e facilitação do investimento em Portugal originário das comunidades portuguesas e lusodescendentes.

O Gabinete, em articulação com a AICEP, assegura que o investidor possa beneficiar da adequada informação, bem como das melhores condições, dentro do quadro legal aplicável, à realização do seu negócio em Portugal.

Oferece o acompanhamento permanente dos projetos de investimento – ainda em fase de preparação e/ou já em curso – numa perspetiva de simplificar e agilizar processos, tentando assegurar uma “via verde” para o seu desenvolvimento.

Compete-lhe igualmente promover contactos e parcerias entre os investidores e entidades nacionais, tais como municípios, gabinetes de apoio ao emigrante das Câmaras municipais, câmaras de comércio e associações empresariais.

Sendo uma entidade com capacidade de ação em Portugal e ao mesmo tempo conhecedora das diversas realidades locais, através do apoio que beneficia da rede de Embaixadas e Consulados, constitui uma importante ferramenta no reforço da aproximação entre o tecido empresarial da Diáspora e Portugal.


Contactos:


Embaixada ou Consulado da sua área de residência para pedir mais informações.

Informações adicionais sobre investimento em Portugal na página da AICEP


Parabéns Cristiano Ronaldo

 

Em cerimónia realizada hoje no Palácio de Belém, Cristiano Ronaldo recebeu das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a condecoração de Grande-Oficial do Infante D. Henrique.



O calçado português ganhou o Prémio Europeu de Promoção empresarial, destronando o champagne francês. Esta distinção contribui para melhorar a imagem internacional dos nossos produtos e da marca Portugal.

17.1.14


A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de congratulação a Cristiano Ronaldo, eleito esta semana pela FIFA como o melhor jogador do mundo de 2013.

14.1.14


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, enviaram mensagens de felicitações a Cristiano Ronaldo pela obtenção da Bola de Ouro. Essas mensagens podem ser lidas aqui:

Mensagem do Presidente da República

Mensagem do Primeiro-Ministro

9.1.14

Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH)

 

Foi publicado o Relatório de Atividades da Comissão Nacional para os Direitos Humanos referente a 2013






6.1.14




Adeus Eusébio

 


O Governo português decretou o luto nacional de três dias pelo desaparecimento de Eusébio.

 

Foi aberto um livro de condolências na Embaixada de Portugal

Arquivo - Archive

Followers