23.10.14

PARLAMENTO DOS JOVENS 2014 - 2015


Decorre a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no «Parlamento dos Jovens 2014-2015», uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão.

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:

- Ensino Básico: «Combate ao Insucesso Escolar»
- Ensino Secundário: «Ensino Público e Privado»

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. O período de inscrição para os participantes situados naqueles círculos, foi este ano, excecionalmente alargado duas semanas, isto é, até dia 10 de novembro de 2014. É imprescindível o respeito pelo cumprimento deste prazo, de modo a permitir o envio dos resultados das sessões escolares dentro do calendário vigente (até 27 de janeiro de 2015).

As Escolas e Associações das Comunidades Portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas podem solicitar a sua inscrição enviando um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt ( com conhecimento a emi@mne.pt ), onde deve constar:

- a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);

- indicação da sessão nacional (básico ou secundário) em que a escola/associação se pretende inscrever;

- nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel, para situações de emergência apenas), e

- nome do membro da Direção da Escola/Associação responsável acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.

Uma vez recebida, da parte da Assembleia da República, a confirmação de inscrição, recomenda-se que os participantes:

- guardem a informação recebida pois contém um código e senha por cada sessão nacional e necessárias ao envio de outro formulário após a sessão escolar;

- verifiquem se a inscrição consta da página:
app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html , e

 - qualquer alteração à inscrição inicial deve ser comunicada para: parlamento.jovens@ar.parlamento.pt , referindo o nome da Escola/Associação, círculo eleitoral e sessão nacional.

O Calendário das ações do «Parlamento dos Jovens 2014-2015», está disponível em http://app.parlamento.pt/webjovem2015/documentos/Calendario_acoes_PJ_2014-2015_FINAL.pdf

Neste mesmo portal, poderão ser encontrados panfletos para cada sessão nacional em formato pdf:
http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela DGACCP, em articulação com as Escolas/Associações.

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