29.10.14

A Caixa Geral de Depósitos e a York University lançam Prémio Dias de Melo


A Caixa Geral de Depósitos, em Toronto, e a York University irão lançar no próximo dia 2 de novembro, por ocasião da abertura da Semana Cultura da Casa dos Açores do Ontario, o Prémio Dias de Melo.

O reconhecido escritor açoriano, natural da Calheta do Nesquim - ilha do Pico, com 50 anos de vida literária foi autor de várias obras marcando, profundamente, a cultura portuguesa e narrando de forma impar a insularidade, as gentes e as vivências culturais das ilhas e a sua intensa relação com o mar. Ficou imortalizado como o “escritor das baleias” cuja temática da caça à baleia e da emigração ficou presente nas suas obras, com destaque para “Pedras Negras”, “Mar Rubro” e “Mar pela Proa”.

Este prémio irá distinguir a progressão e mérito académico dos alunos inscritos no Portuguese Studies da York University e ficará a cargo da Profª Maria João Dodman com reconhecido trabalho académico sobre a obra literária do escritor e forte interesse pelas raízes mais intensas da realidade açoriana.

A responsável da Caixa no Canadá, Ana Ochôa, refere que: “o Prémio Dias de Melo, espera ser uma sentida homenagem a todos os açorianos que se encontram no Canadá que irão ver celebrado o nome do conhecido escritor na York University como referência da cultura portuguesa e defensor incansável dos valores da dignidade humana, igualdade e valorização das pessoas mais carenciadas”.

O escritor foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares (1990) e foi homenageado pelas Lajes do Pico com o título de cidadão honorário do concelho.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers