17.6.14

Provas de certificação para o Ensino de Português no Estrangeiro: Otava - Canada 


Realizaram-se no passado sábado dia 14 de junho as provas de certificação para o Ensino de Português no Estrangeiro da responsabilidade da Coordenação de Ensino Português para o Canadá, sediada em Toronto.

Em Otava, as provas realizaram-se na na Escola Monfort, 350 Den Haag Street, onde funcionam os cursos de Português da Escola Luís de Camões (Direção Escolar Católica francesa), frequentados anualmente por mais de 160 alunos nos vários níveis de ensino básico e secundário. Há ainda um curso com créditos e um curso para adultos.

Este ano, 15 alunos da Escola Luís de Camões de Otava submeteram-se às provas.

O Professor Visitante do Camões, I.P. na Universidade de Otava foi o responsável pelo Secretariado do Centro de Provas em Otava com o apoio de 3 vigilantes, docentes da Escola Luís de Camões.

 Exames de um dos níveis, "Escola Luís de Camões", Otava, 14 de junho de 2014

O que é?

A certificação é um processo de reconhecimento das aprendizagens dos alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), pelo Estado português. É da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Concretiza-se através da realização de exames por nível de proficiência, quando os alunos alcançam o perfil de saída definido nos termos do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE).

Vantagens - No mundo global em que vivemos, de liberdade ou de necessidade de movimentação, em que o conhecimento de línguas constitui um bem superior, é da maior importância criar uma certificação comum para o Ensino Português no Estrangeiro que permita a valorização, o reconhecimento e a acreditação das competências comunicativas dos alunos em língua portuguesa, independentemente do país onde residam.

A certificação das aprendizagens agora introduzida facilitará a mobilidade dos alunos entre os países em que a rede EPE está presente e permitirá a compatibilização com certificações locais.

Desta forma, com suporte no novo regime jurídico do Ensino Português no Estrangeiro, é introduzido um novo fator de atestação de qualidade das aprendizagens dos alunos do EPE.

Onde: As provas de certificação decorrerão anualmente em centros locais de exame de cada país. Estes centros locais serão definidos em função das inscrições, segundo os critérios de proximidade com o maior número de candidatos e de existência das condições necessárias para a sua realização.

Em abril, é divulgada a lista definitiva de centros de exame, através dos professores, pelas Coordenações de Ensino e no sítio do Camões, IP, na internet.

Para quem - Poderão realizar os exames de certificação todos os alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro, dos níveis básico e secundário, mediante indicação do seu professor ou por autoproposta.

O processo de inscrição será realizado junto dos professores da rede EPE na Europa e nas Coordenações de Ensino dos Estados Unidos da América e do Canadá.

Quando - As provas de certificação realizam-se uma vez por ano, no final do ano letivo, em 4 épocas distintas, uma para cada continente.

Para o ano letivo 2013/2014, as datas foram definidas com a preocupação de encontrar um compromisso entre os diferentes calendários escolares de cada país.

Na América (Canadá, EUA, Venezuela), as provas realizaram-se sábado, dia 14 de junho.

Para mais informações contacte:
Dra. Ana Paula Ribeiro
Coordenadora do Ensino Português Canadá- CAMÕES,I.P.
Consulado Geral de Portugal em Toronto
438 University Av., Suite 1400-14th Floor
Toronto - Ontario M5G2K8 Canadá
T: 00 141 621 709 81
Emails: cepe.canada@camoes.mne.pt 
             anapaula.ribeiro@camoes.mne.pt

Carlos Gomes da Silva com docentes de Português e Espanhol da Direção Escolar Católica Francesa de Otava, 14.06.2014

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers