9.4.14

Conheça o português eleito como o melhor bloguer europeu de turismo gastronómico



O português Nelson Carvalheiro venceu recentemente o European Travel Blogger Award com um blogue dedicado às viagens e à gastronomia e as consequências já se notam: mais convites para se deslocar e contar o que vê e come.

A distinção a nível europeu do blogue (www.nelsoncarvalheiro.com/blog) surgiu depois de duas fases, a primeira das quais com 250 'bloggers' inscritos. A seleção foi feita depois pelo júri da Feira Internacional de Turismo de Espanha (Fitur) e os escolhidos colocados em votação pública.

O prémio foi entregue no final de fevereiro, em Madrid, a este português que fez carreira na hotelaria, nomeadamente como diretor do Palácio Belmonte, em Lisboa, e do Sintra Boutique Hotel, como relatou à agência Lusa.

Foram os elogios dos turistas a quem mostrava o país que serviram de mote para "criar uma plataforma de histórias e fotografias de viagem".

O trabalho no blogue é "meramente facilitar a inspiração e o desejo do meu público em viajar e repetir as experiências que eu vivi e que recomendo", resumiu Nelson Carvalheiro à Lusa.

"Após o prémio, o número de convites para viajar não pára de chegar, sendo que tenho viagens planeadas para Dublin, Ibiza, Açores, Copenhaga e Tavira", garantiu o português, que quer muito ir às ilhas Quirimbas, no Norte de Moçambique, por ser um "lugar extremamente fascinante e pouco conhecido".

As experiências são relatadas a partir de Berlim, onde mora, e na sua memória tem, mais recentemente, a deslocação de seis semanas à Índia.

"Posso dizer que Varanasi ocupa o 1.º lugar das experiências de viagem mais intensas que já vivi", contou o viajante, referindo o "verdadeiro choque psicológico, mental e sensorial para quem viaja do Ocidente".

Uma viagem aérea com turbulência é o que mais assusta o blogger, que recorda uma chegada a Lisboa, proveniente de Los Angeles, com uma aterragem marcada para o pior momento de uma tempestade.

Na primeira tentativa de aterragem, recordou, ouviam-se "gritos e rezas de aflição dos passageiros" e na segunda aproximação a terra as hospedeiras também já rezavam.

"Com os motores em máxima rotação, voámos para Madrid, onde aterrámos sem problemas. Desde este momento que tenho medo de voar de avião", confessou, numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

As vivências começaram a ser escritas em março de 2013 e apenas em setembro é que o blogue passou a ser um projeto a tempo inteiro.

Por isso, conseguir o prémio "contra outros 'bloguers' com muito mais reputação e notoriedade faz com que o prémio saiba ainda melhor", rematou o português, garantindo que o seu objetivo "sempre foi escrever e fotografar por prazer e nunca por obrigatoriedade".

O bloguer admitiu que o prémio serve como "trampolim para um alcance muito maior do blogue e que o nível de exigência é muito maior do que era antes".

"Acima de tudo, vejo tudo isto como uma certeza de que aquilo que faço é bem feito e que há pessoas que partilham a minha visão de como viajar hoje em dia", resumiu.

O viajante não deixou de notar que "há demasiado mundo para tão pouco tempo de vida".

"É algo que me assombra, pois sei que nunca serei capaz de conhecer tudo o que a Terra e a civilização humana têm para conhecer no meu tempo de vida", referiu.

Por entre tantas viagens, Nelson não esqueceu de que é português.

Descobrir novos mundos está-lhe no sangue: "Nota-se na maneira como procuro uma ligação direta à cultura, às gentes, à comida, ao sentido de estar e a tudo o que tem uma identidade distinta".

Nelson Carvalheiro foi diretor do Palácio Belmonte e do Sintra Boutique Hotel

Página Facebook do Nelson Carvalheiro:
https://www.facebook.com/NelsonCarvalheiroTravelFood

Blog do Nelson Carvalheiro:
http://www.nelsoncarvalheiro.com/blog/

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers