20.3.14

Turismo em Portugal volta a crescer



Dormidas crescem 10,1%, sendo que este desempenho é justificado com o contributo dos turistas nacionais e estrangeiros. 

Depois de ter fechado 2013 com crescimentos recordes em receitas e dormidas o sector do turismo volta a surpreender pela positiva. De acordo com os dados da actividade turística divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro mês de 2014, a hotelaria registou 1,7 milhões de dormidas, uma subida homóloga de 10,1% e mais 8,6% face a Dezembro do ano passado.

O INE justifica este desempenho com o contributo dos turistas residentes, cujas dormidas em unidades hoteleiras aumentaram 9,6%, assim como dos não residentes que, em Janeiro mantiveram o crescimento de Dezembro, 10,3%. No que se refere aos principais mercados emissores o destaque vai para os crescimentos das dormidas dos hóspedes oriundos da Irlanda, França e Brasil. O mercado britânico, com uma quota de 22,8%, subiu 7,4%.

Os proveitos no sector atingiram os 77 milhões de euros, mais 6,4%, enquanto o RevPar (rendimento médio por quarto disponível) subiu 7,6%. Por regiões, as dormidas no Norte e em Lisboa cresceram 13%, seguidos da Madeira com um crescimento de 12,9%. Os dados do INE revelam ainda que a taxa de ocupação situou-se em 22%, mais 1,7 pontos percentuais face ao mesmo período em 2013.

Fonte: Dírcia Lopes, Económico

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers