12.2.14

Lisboa é a melhor cidade em Portugal para se viver, visitar e investir.

 

 

Lisboa e Porto são as grandes líderes do Bloom Consulting Country Brand Ranking (o mais recente estudo da Bloom Consulting, empresa especializada nas "marcas-país"). As duas cidades são, "por isso, a porta de entrada em Portugal, tanto para investidores, como para turistas".

Lisboa lidera o ranking nas três categorias. É considerada a melhor cidade para investir, para viver e para visitar. Segue-se o Porto, a segunda melhor cidade para negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do país para se viver.

"Numa altura em que os orçamentos locais se encontram sujeitos a um processo de escrutínio intenso, todas as autarquias devem assegurar que todos os cêntimos gastos são um bom investimento. É por esta razão que agora, mais do que nunca, há uma necessidade de aplicar medidas fiáveis para garantir sucesso da estratégia de região e city branding", refere o diretor-geral da Bloom Portugal, Filipe Roquette. O responsável acrescenta que "Este ranking não podia ter sido lançado em momento mais oportuno. Portugal enfrenta desafios económicos consideráveis e a previsão de recuperação afigura-se bastante lenta". O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking "pode desempenhar um papel cimeiro na ajuda aos municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do país e internacionalmente", completa.

O ranking regional é marcado pela liderança isolada do município do Porto, seguido do de Braga e do cluster de cidades nortenhas constituído por Guimarães, Viana do Castelo, Maia e Matosinhos. É realçado que sete das 25 cidades mais bem colocadas no ranking nacional localizam-se na região Norte.

O ponto forte do Município do Porto é a sua notoriedade na dimensão "visitar" (turismo), sendo também importante ter em conta que o município é o motor económico da região Norte. O Porto perde no entanto na dimensão "viver" (talento), principalmente devido à quebra populacional, mas também à elevada taxa de desemprego, acima da média nacional, e ao fraco rácio de habitantes por centro médico.

Braga destaca-se pelos resultados bastante positivos a nível nacional. Esta primazia pode ser facilmente explicada por três fatores: temi um dos indicadores mais elevados de criação de novas empresas, não está perante um cenário de declínio populacional e, por fim, os utilizadores de internet interessam-se muito no que o Município tem para oferecer. Tem, no entanto, uma baixa cotação na categoria "visitar".

Na região Centro, destacam-se essencialmente quatro municípios: Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Todos, à exceção de Viseu, marcam presença no top 10 nacional, ocupando este último, ainda assim, um lugar muito próximo do pódio. Coimbra e Aveiro apresentam performances bastante semelhantes nas três categorias. Leiria ocupa o primeiro lugar da região na categoria "viver". É, aliás, a segunda melhor cidade para viver a nível nacional.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers