29.1.14



Economia -   O que Portugal exporta e ninguém imagina.



Numa altura em que tanto se fala de aumentar as exportações, o semanário VISÃO foi à procura de produtos e serviços fabricados no nosso país que a maioria dos portugueses desconhece.

Sabia, por exemplo, que, neste preciso momento, há milhares de pessoas a apertar a camisa ou o casaco graças a uma fábrica de Famalicão? Ou que há miúdos em França e na Alemanha a aprender a escrever em pequenos quadros de lousa feitos em Valongo? Mas não fabricamos só as coisas simples. Também construímos submarinos-robôs ou ecrãs multitoque, ao melhor estilo futurista de Hollywood. Não acredita? Então veja:
Ao aterrar no aeroporto de Faro para passar uns dias no Algarve a jogar golfe, longe da humidade de Londres, um governante inglês reparou que uns passageiros recorriam a umas máquinas, em vez de esperarem nas filas, para a alfândega. Ficou impressionado com esta tecnologia de ponta e, quando regressou a Inglaterra, iniciou os contactos com a empresa portuguesa que desenvolveu o sistema. A história, que ocorreu há poucos anos, abriu a porta à Vision Box para instalar aquela tecnologia em sete aeroportos britânicos. E, recentemente, ganhou o contrato para colocar as suas fronteiras digitais em todos os aeroportos internacionais do Reino Unido.
Tal como este, existem muitas outros casos de empresas portuguesas que conseguem singrar no exterior, apesar de o seu trabalho ser pouco conhecido no País. E não é só na alta tecnologia. Há empresas de produtos tradicionais que deixaram de ter mercado em Portugal, mas que continuam com procura lá fora, como a que produz kits de ardósias. Há, também, tecnologia de ponta nacional na Estação Espacial Internacional e pedra portuguesa a revestir o chão do Ground Zero, edifício a construir no local das torres gémeas, em Nova lorque, e bem assim, no Palácio de Versailies, em Paris, e grés na Sagrada Família, em Barcelona. Temos software a gerir o metro de Londres e os comboios de quase todos os países escandinavos. Exportamos botões para todo o mundo, produzimos insufláveis para grandes eventos internacionais e casas pré-fabricadas, de granito, que são um êxito lá fora, onde são usadas como casa de férias.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers