27.1.14

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 




Comemorando-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 69 anos após a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o Governo Português presta a sua homenagem aos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto, assim como às outras vítimas do extermínio nazi.

O Governo Português recorda também todos aqueles cuja coragem e determinação conseguiram poupar à morte milhares de judeus condenados aos campos de concentração nazi, entre os quais os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho. O seu exemplo continuará a inspirar-nos a resistir ao ódio, à intolerância, ao preconceito, à discriminação e ao racismo, para evitar a repetição de tragédias desta natureza.

O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade, que não podemos nem devemos esquecer. Evocar o Holocausto e promover a educação dos jovens sobre este terrível período da História é um imperativo ao qual o Governo Português se associa plenamente.

Portugal é, desde junho de 2009, membro observador da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, desenvolvendo também neste quadro, com outros Estados e Instituições, iniciativas que visam evocar e preservar a memória daquele acontecimento trágico.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers