28.10.13


Celebração do 50º aniversário do "Lusitânia" de Otava

 
 
 
 
O Presidente do Lusitânia, João Oliveira, ladeado pelo Embaixador de Portugal e o Dr. João Sabido Costa
 

O Embaixador de Portugal, José Fernando Moreira da Cunha, participou no sábado passado no jantar de gala relativo à celebração do 50º aniversário do "Lusitânia" que é considerada a associação mais antiga da nossa Comunidade no Canadá. Na ocasião. o Embaixador frisou o facto de se celebrarem este ano os 60 anos da chegada dos primeiros portugueses. Incentivou também os mais jovens a prosseguirem com o legado das gerações que os antecederam e que tem contribuído para a identidade e o desenvolvimento deste país. Foi também inaugurada a Exposição de cartazes de Azulejos portugueses.
 
 
 
 
 

HORIZONTE INTERNACIONALIZAR - GUIA PARA PME 


Encontra-se disponível no sítio do AICEP, um novo produto dirigido às empresas portuguesas sob o título HORIZONTE INTERNACIONALIZAR - GUIA PARA PME.

Pretende-se aliar informação útil sobre as várias dimensões do processo de exportação/internacionalização das empresas portuguesas  às suas experiências individuais.

O objetivo do novo sítio é fornecer pistas de oportunidades e modos de desenvolvimento da ativi­dade das empresas fora de Portugal, apresentando-se 19 estudos de caso de compromissos internacionais relativos a setores de atividade distintos e relatando-se  8 testemunhos sobre as suas perspetivas.

A informação disponibilizada pela AICEP concentra-se nas PMEs, sendo também uma ferramenta para a  competitividade das empresas, eixo essencial do crescimento económico de Portugal.  


27.10.13


Exposição aberta ao público nas instalações do LUSITANIA PORTUGUESE RECREATION CENTRE de Otava

50º aniversário

63 Grenfell Crescent, Ottawa, ON K2G 0G3, Canadá      613-224-9195
entre 26  outubro e 15 de novembro de 2013


A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos permitirá à comunidade portuguesa de Otava-Gatineau e outros visitantes "uma viagem alargada através de tempos e espaços que configuram o devir português". 

O azulejo radica em tradições que foram sendo atualizadas nas técnicas, cores, formas, temas, utilizações, apresentando-se como impressão digital de cultura portuguesa.

A exposição, constituída por 21 cartazes, foi cedida e patrocinada pelo Camões e faz parte do plano de atividades culturais para 2013 da Embaixada de Portugal em Otava. 
 
De 16 de novembro a 31 de dezembro estará patente no centro comunitário da Igreja Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima em Kingston e circulará posteriormente pelas diversas cidades do Canadá onde estão radicadas Comunidades portuguesas.
 







25.10.13

Despedida do Embaixador do Brasil no Canadá

 

 
Realizou-se ontem na Residência de Portugal em Otava um jantar de despedida do Embaixador do Brasil, Dr. Piragibe dos Santos Tarrago, que parte para Haia como Embaixador do seu país na Holanda. 
 
Na fotografia, da esquerda para a direita, os Embaixadores de Angola, do Brasil e de Portugal.


24.10.13

II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

 



Informamos que a II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Miundial, que se realiza entre 29 outubro e 1 novembro 2013, em Lisboa, terá transmissão por vídeodifusão, em http://conferencialp.org/ , e cobertura através do Twitter (#falar portugues).

23.10.13

“Shore to Shore” – Uma homenagem a duas culturas


Uma homenagem a duas culturas

       O monumento de homenagem a Joe Silvey, o pioneiro originário da Ilha do Pico que ficou conhecido como “Portuguese Joe” e às suas duas mulheres que pertenciam à nação Salish, deverá ficar concluído na primavera de 2014.
      Em 28 de Setembro, e seguindo a tradição Salish, teve lugar no Stanley Park, na localização prevista para o monumento, uma cerimónia de bênção do solo em que estiveram presentes o artista Luke Marston, bisneto de Joe Silvey, representantes da nação Salish, da comunidade portuguesa, da Câmara Municipal de Vancouver e dos Parques de Vancouver, assim como apoiantes deste projeto que não se deixaram intimidar pelo dia chuvoso típico do clima da cidade. 
      Nos próximos meses, serão organizados vários eventos de angariação de fundos abertos à participação de todos, sendo de assinalar desde já os seguintes:
 - 23 de Outubro – Galeria “Spirit Wrestler” – O artista irá apresentar a cabeça de águia em bronze que constitui a parte cimeira do monumento;
 - 2 de Novembro – Igreja Lady of Sorrows – Festa de Outono organizada pela Associação Chamarrita do Pico e apresentação sobre o projecto “Shore to Shore”.
       Para além da oportunidade de acompanhar o processo de criação artística, esses eventos oferecem igualmente a possibilidade de adquirir outros trabalhos do artista Luke Marston ou de deixar o seu contributo para o próprio monumento através do patrocínio de pedras em que serão esculpidos os nomes dos patrocinadores ou mensagens dedicatórias.
            Outros eventos serão divulgados oportunamente.

Pode acompanhar a evolução da obra no site: http://shoretoshore.co/. Para informações adicionais, contacte o Consulado Geral de Portugal em Vancouver. 

       920 – 925 West Georgia Street, Vancouver, B.C. V6C 3L2     Tel. (1604) 688 65 14 -  Fax (1604) 685 70 42 mail@vancouver.dgaccp.pt

17.10.13

Encontro com a Presidente do Partido Liberal para o Québec



A Dra. Alexandra Mendes, Presidente do Partido Liberal para o Québec, almoçou hoje na Residência de Portugal em Otava. Tratou-se de uma ocasião para a ex-Deputada federal abordar a problemática política do Canadá, bem como a situação da Comunidade Portuguesa em geral e naquela Província.

A Dra. Alexandre Mendes nasceu em Lisboa e vive em Montreal.

Celebração do Dia da SADC



Celebrou-se no passado dia 4 de outubro o Dia da SADC Southern Africa Development Community. Na fotografia, da esquerda para a direita, o Embaixador do Brasil, o Conselheiro da Embaixada de Moçambique em Washington (que se deslocou propositadamente a Otava), o Embaixador de Angola e o Embaixador de Portugal, que representaram a CPLP nesse acontecimento.

Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

 

 

O Governo português acaba de criar em Lisboa um Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora destinado a apoiar portugueses e luso-descendentes que residam no estrangeiro que pretendam efetuar iniciativas empresariais e investimentos em Portugal.

Informações complementares poderão ser consultadas em:

16.10.13



Encontro com o Dr. Mário Silva

 


O luso-canadiano e representante do Canadá na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Dr. Mário Silva, almoçou ontem na residência do Embaixador de Portugal. Na altura foi discutida a participação de Portugal e do Canadá naquela organização, bem como o papel histórico de ambos os países na defesa do povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial

15.10.13

XI Ciclo de palestras e filmes da CPLP

BEM-VINDOS        WELCOME     


XI Ciclo de palestras e filmes da CPLP
11th CPLP series of talks and films

sociedade, literatura, cinema
society, literature, cinema
Outono/Fall 2013                                             uOttawa


22 de outubro – 26 de novembro2013        3ª feira/Tuesdays,  às/at 20h30
Auditório/Room: Desmarais - DMS1110, 55 Laurier street, uOttawa




Apresentado pela Seção/Secção de Português e pela a Associação de Estudantes de Língua Portuguesa da Universidade de Ottawa/Entre Amigos, em colaboração com as Embaixadas de Angola, do Brasil e de Portugal e o Camões I.P.
 Os filmes são em Português e legendados em Inglês. ENTRADA LIVRE

Presented by the Portuguese Section and the Portuguese Speaking Students Association of the University of Ottawa/Entre Amigos,, in collaboration with the Embassies of  Angola, Brazil and Portugal and Camões I.P.
Films are in Portuguese and have English subtitles. .FREE ADMISSION

Coordenação-INFO-Coordination:  
Carlos Gomes da Silva   (613) 6086932  cgomezda@uottawa.ca


  


clique aqui    PROGRAMA   sinopses - trailers



O Palhaço Selton Mello  •  Brasil  •  2012  -  22 outubro
A Bela e o Paparazzo,  António-Pedro Vasconcelos  •  Portugal  •  2010   - 29 outubro
Por Aqui Tudo Bem,  Maria Esperança Pascoal  •  Angola  •  2011  - 05 novembro
O Último Voo do Flamingo,  João Ribeiro  •  Moçambique  •  2010  - 12 novembro
Xingu,  Cao Hamburger  •  Brasil  •  2012    19 novembro
Aristides de Sousa Mendes-O Cônsul de Bordéus,  Francisco Manso e João Correa  •  Portugal - 26 novembro


10.10.13

Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte



A propósito da comemoração do Dia Europeu e Mundial para a Pena de Morte, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Rui Machete, subscreveu, juntamente com 41 homólogos dos países do Conselho da Europa, um apelo à abolição da pena de morte.

O Minsitério dos Negócios Estrangeiros divulgou no portal do Governo um comunicado sobre o assunto.

Nobel da Literatura 2013 distingue

a escritora canadiana Alice Munro





Alice Munro publicou em Portugal: "Amada Vida" (Relógio d'Água, 2013),"O Progresso do Amor" (Relógio d'Água, 2011), "O Amor de uma Boa Mulher" (Relógio d'Água, 2008), "Fugas" (Relógio d'Água, sem data) e "A Vista de Castel Rock" (Relógio d'Água, sem data).

9.10.13



 Voos a partir do Canadá para Lisboa

 


A Air Canada acaba de emitir um comunicado informando que a partir de 2014, e no quadro da expansão internacional com ligação à Europa, a sua filial low cost “Rouge”, efetuará voos trissemanais diretos de Toronto para Lisboa (2ª, 4ª feira e sábado) e volta (3ª, 5ª e domingo), no período compreendido entre 21 de junho e 21 de setembro.

Está também previsto que, a partir do próximo ano e durante o período estival, a “Rouge” voe igualmente para Milan e Manchester, desde Toronto, e para Nice desde Montreal, contando para isso com as novas aeronaves wide body que acaba de adquirir à Boeing e Airbus.

Esta medida não só irá facilitar o transporte da nossa Comunidade, atualmente dependente dos voos da SATA e da TRANSAT – esta só no verão –, como também contribuirá para que turistas canadianos possam, mais facilmente, visitar Portugal.

A Air Canadá refere ainda no seu comunicado que esta decisão fica agora dependente de aprovação do Governo federal.

1.10.13

Grupo de Português - Café Literário

 


Realizou-se hoje na residência da Embaixada de Portugal no Canadá, uma reunião das Senhoras que integram o Grupo de Português - Café Literário e que contou com a nova Embaixatriz do Brasil em Otava (a 3.a da foto a contar da direita). O debate centrou-se à volta do livro "Quintal... saudade ou utopia?", de Nair Spinelli Lauria (Nairzinha) que refere a tradição poética popular brasileira com forte origem lusófona.



Arquivo - Archive

Followers