27.9.13

Cursos de formação à distância do Instituto Camões




O período das candidaturas para cursos de formação à distância do Instituto Camões (1º semestre 2013/2014) decorre até 13 de outubro:

a)      Cursos de especialização (creditados com ECTS)
Cultura
·        PPC: 106_13: Curso de especialização pós-graduado –
Portugal e os Pós-Colonialismos: conceitos, contextos, vozes

b)      Cursos de Português para estrangeiros
·        308_13 Portuguese for Foreigners, level A1
·        309_13 Portuguese for Foreigners, level A2
·        310_13 Português para Estrangeiros, Nível B1
·        311_13 Português para Estrangeiros, Nível B2
·        312_13 Português para Estrangeiros, Nível C1

c)      Cursos de Português para fins específicos
·        308_13 Português Jurídico
·        305_13 Laboratório de Escrita Jornalística
·        307_13 Português para Negócios (Portuguese Language in the business world)
·        208_13 Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado

d)      Tradução
·        401_13 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

e)      Cursos de formação contínua de professores (creditados pelo CCPFC)
·        202_13 MIPL2.0 – Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0
·        203_13 Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
·        213_13 Promoção da leitura em ambiente escolar

Os docentes da rede do Ensino de Português no Estrangeiro e os Agentes de Cooperação do Camões, I.P. beneficiam da redução nas propinas dos cursos.

Mais informações em: http://cvc.instituto-camoes.pt/ 


24.9.13

Comunicado do Governo Português sobre a eliminação de armas químicas na Síria



 
O Governo Português emitiu em 14 de setembro um comunicado sobre o acordo de eliminação de armas químicas na Síria.

18.9.13

Almoço da União Europeia na Residência da Embaixada de Portugal

 

 

A nova Chefe da Delegação da UE em Otava, o Embaixador de Portugal, o Deputado Rob Merrifield, o Embaixador da Lituânia (que atualmente ocupa a Presidência da UE) e o Ministro Conselheiro João Sabido Costa

 
O Embaixador de Portugal em Otava realizou hoje o almoço mensal dos Chefes de Missão da União Europeia acreditados no Canadá com o Deputado Federal conservador, Rob Merrifield, que atualmente preside ao Comité Parlamentar de Comércio Internacional. O debate havido durante o almoço girou à volta das negociações do Acordo de Comércio entre a UE e o Canadá (CETA) que se espera possam estar concluídas brevemente.

17.9.13

Novo Encarregado de Negócios do Canadá em Portugal





Jean-Yves Dionne – o 2º elemento da fotografia a contar da direita – será o novo Encarregado de Negócios em Portugal para onde viajará no próximo dia 26 de setembro. Este diplomata canadiano ficará em Lisboa até à sua substituição por um novo Embaixador cujo processo de seleção por parte do Governo federal de Otava decorre já e deverá estar concluído antes do final do ano corrente

Jean-Yves Dionne é um diplomata com uma larga experiência, nomeadmente económica, e domina fluentemente o português que aprendeu quando esteve colocado no Brasil.

Costa Verde Golf Society Diana's Cup Golf Tournament 2013

 
 
 


Teve lugar no dia 15 de setembro, no Pine View Golf Course, em Otava, a décima nona edição do Costa Verde Golf Society Diana' Cup Golf Tournament que visa a recolha de fundos para a CHEO Foundation, entidade de luta contra o Cancro.
 
Trata-se de uma iniciativa, muito acarinhada pela Comunidade Portuguesa de Otava-Gatineau, começada pelo Casal Maria Augusta e António Suarez em homenagem à sua filha Diana, falecida vítima de leucemia.
 
Na perspetiva do Sr. António Suarez, trata-se também de uma ocasião de dar um sentido de unidade e missão à Comunidade Portuguesa de Otava-Gatineau, reunida neste acontecimento para uma ação humanitária em benefício de toda a sociedade canadiana.
 
 
 .
 
No jantar de encerramento do Torneio que procedeu a uma homenagem a António Suarez e à sua Família participaram os Embaixadores de Portugal, Maria de Lurdes e José Fernando Moreira da Cunha, e o Ministro Conselheiro João Sabido Costa e a sua esposa Gloria. No discurso que proferiu na ocasião o Embaixador destacou a iniciativa, referindo que os constantes gestos de solidariedade da Comunidade Portuguesa contribuíam para que o Canada fosse, cada vez mais, um melhor país para se viver.



 

Festas do Santíssimo Sacramento e do Senhor da Pedra em Gatineau


 


Realizaram-se na Igreja do Espírito Santo, em Gatineau, nos dias 14 e 15 de setembro, as Festas do Santíssimo Sacramento e do Senhor da Pedra.
 

 
 
 

As festividades foram iniciadas com uma Missa vespertina, dia 14, seguida de um jantar que contou com a participação do Grupo Folclórico de Toronto "Os Camponeses" e do artista João Pimentel, acompanhado pela Discoteca DjPach.
 
 
 
Padre António Tavares de Sousa e João Sabido Costa, Ministro Conselheiro da Embaixada de Portugal em Otava
 

 

No dia 15 tiveram lugar, repetivamente, uma Missa dos jovens e uma Missa solene, realizando-se às 16h uma procissão acompanhada por diversas personalidades. Às 20h realizou-se um concerto da Filarmómica Nossa Senhora de Fátima, seguida de um serão com a participação da Discoteca Nostalgia.

11.9.13

Declaração do Governo Português sobre a Síria

 
O Governo Português emitiu no dia 10 de setembro uma Declaração sobre a proposta avançada pela Rússia de colocar as armas químicas do regime de Damasco sob supervisão internacional.
 
 
 
 
Consulte o texto da Declaração em Português e Inglês

 




Visita a Portugal do Deputado Federal Andrew Cash

 
 
 
O Deputado Federal por Davenport, no Ontário, Andrew Cash, Presidente do Grupo de Amizade Canadá-Portugal no Parlamento canadiano, está de visita a Portugal de 9 a 12 de setembro.  
 
 
 
 
O Sr. Cash começou a sua visita pelos Açores, onde foi recebido pelo Subsecretário Regional para a Presidência para as Relações Externas, Dr. Rodrigo Oliveira, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional. Manteve também reuniões de trabalho com o Governo dos Açores e outras entidades locais, como o Cônsul Honorário do Canadá, Peter Stokreef, a Associação de Amizade Açores-Canadá e a Associação dos Emigrantes Açorianos. Visitou também a empresa Global Star Systems Europe.
 
 
 
No Continente, o Deputado Andrew Cash foi recebido pelo Presidente do Grupo de Amizade Portugal-Canada da Assembleia da República, Deputado Ricardo Baptista Leite, tendo tido encontros na Assembleia da República e no Ministério dos Negócios Estrangeiros, bem como visitado, no Porto, as instalações da Sonae Industria e da Critical Software, deslocando-se ainda à Casa da Música.  
 
 

Concurso LABJOVEM

 
O Concurso LABJOVEM é um projeto do Governo dos Açores, com organização da Associação Cultural Burra de Milho que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos. A primeira edição do Concurso decorreu em 2007. As candidaturas para a sua 4ª edição decorrem até 31 de outubro de 2013. 
 
 

6.9.13

Visita a Montreal dos Duques de Bragança

 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os Duques de Bragança, Dona Isabel e Dom Duarte, visitam esta semana Montreal, estando programado para dia 8 de setembro um encontro com a Comunidade Portuguesa, organizado pelo Padre José Maria Cardoso, da Missão de Santa Cruz, no qual participará também o Cônsul-Geral de Portugal naquela cidade, Dr. Fernando Demée de Brito. Será igualmente lida na ocasião uma mensagem do Encarregado de Negócios a.i. de Portugal no Canadá, João Sabido Costa.
 
 



 

3.9.13

Celebração da Festa do Santo Cristo dos Milagres em Kingston, Ontario




Decorreram de 30 de agosto findo a 1 de setembro, na Igreja Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, em Kingston, no Ontario, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
As celebrações, organizadas pelo Padre Manuel Tavares, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, contaram, nomeadamente, com a Presença de S. Exa. Revª o Bispo de Angra, nos Açores, D. António Braga, tendo também estado presentes o Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada de Portugal em Otava, João Sabido Costa, assim como o Sr. Dr. António Pires, responsável pela iniciativa de construção da referida Igreja Portuguesa.
 
 


João Sabido Costa, S. Exa. Rev. D. António Braga, Padre Manuel Tavares e o Dr. António Pires


As festividades tiveram início com um jantar no dia 30 de agosto, tendo prosseguido no dia seguinte com Missa e Cerimónia de Mudança da Imagem, e terminando no dia 1 com uma Procissão presidida por S. Exa. Rev. o Bispo D. António Braga.





Contaram ainda com a presença do cantor José Nazário, bem como da Filarmónica Portuguesa de Montreal, da Filarmónica Nossa Senhora de Fátima de Gatineau e da Banda Filarmónica do Senhor Santo Cristo de Toronto.


As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, dos Acores, constituem a maior e mais antiga devoção que se realiza em Portugal. Atrai, anualmente, milhares de açorianos e seus descendentes, de todas as ilhas e do exterior, uma vez que é um momento escolhido por muitos emigrantes para visitarem a sua terra natal.



Em Kingston, no Ontario, onde residem muitos açorianos, as festas do Senhor Santo Cristo são tradicionalmente celebradas pela Comunidade Portuguesa, reunida na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.


Arquivo - Archive

Followers