28.8.13

Declaração do Governo Português sobre a utilização de armas químicas na Síria



O Governo Português emitiu uma Declaração reiterando a sua veemente condenação dos recentes ataques com armas químicas nos arredores de Damasco.

26.8.13

HÁ 25 ANOS: O GRANDE INCÊNDIO DO CHIADO - Lisboa 25 de agosto de 1988


Chiado de Hoje, Fashion Nights  

"Lisboa está a arder". Foi com esta frase que fui acordado no dia 25 de Agosto de 1988. Cheguei ao local do incêndio pelas 10 horas da manhã num helicóptero da Força Aérea Portuguesa. Como fui acordado já tarde para o incêndio, dirigi-me imediatamente ao Terreiro do Paço, de onde partiu o meu voo.
Do ar, apercebi-me que estava perante uma tragédia. Não descansei enquanto não comecei a fotografar perto das pessoas, como sempre fiz. A única palavra que tenho para descrever este incêndio é a palavra "surpreendente"; nunca tinha visto nada assim.
Surpreendente também foi a recuperação do Chiado, que hoje se transformou num lugar mágico, que eu gostaria que simbolizasse o nosso país. Espero que aquilo que está a acontecer em Portugal, tão surpreendente também, se venha a transformar num renascimento do país. É isto que eu desejo e sonho, e espero que este livro seja também um contributo neste sentido.




Chiado reconstruído é uma das zonas mais caras de Lisboa
Ana Rita Freitas/João Martins/sara Cravina

O incêndio do Chiado começou nos Armazéns Grandella e acabou por devorar mais 17 edifícios. Alguns deles eram dos espaços comerciais mais emblemáticos da cidade de Lisboa. Desapareceu parte da memória da capital do país. O Chiado ainda não recuperou totalmente da tragédia mas já tem uma cara nova. Esta é agora uma das zonas mais caras mais movimentadas e continua a ser uma das mais bonitas da cidade de Lisboa.

Foi inaugurada hoje exposição sobre o incêndio do Chiado no Museu dos Bombeiros Sapadores de Lisboa  "O Grande Incêndio do Chiado". A mostra resulta de um livro com o mesmo nome que conta os acontecimentos há 25 anos. A exposição pode ser vista em Carnide.


22.8.13



     Participação de S. Exa. o Secretário de Estado do Mar na "BioMarine2013"


 
 



S. Exa. o Secretário de Estado do Mar, Dr. Manuel Pinto de Abreu, participará na "BioMarine2013", que se realiza de 9 a 12 de setembro próximo em Halifax, na Nova Escócia.

 
 
 
Trata-se de um importante evento internacional relacionado com o tema do Mar, cuja próxima edição terá lugar em Portugal.

 

21.8.13

Programa "Portugal no Coração" - 2013

 
 


À semelhança do que sucede desde 1996, vai realizar-se mais uma edição do Programa "Portugal no Coração", com o objetivo de levar a Portugal cidadãos portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitem o nosso país há mais de 20 anos.

O Programa - que se rege pelo respetivo Programa - decorrerá entre 21 e 30 do corrente ano e contemplará o máximo de 15 idosos. Cada candidato deverá preencher uma ficha de inscrição, acompanhada de uma fotocópia simples do respetivo documento de identificação, a ser entregue ou enviada às Missões e aos Postos Consulares das respetivas áreas de residência, nas datas estipuladas para o efeito.
 
 

14.8.13


Visita do Navio da Marinha Portuguesa D. Carlos I ao Porto de St. John, na Terra Nova

 
 
 
 
 
 
 
O NRP D. Carlos I visitará de 16 a 18 de agosto o Porto canadiano de St John, na Terra Nova.
 
            
 
 
 
O NRP D. Carlos I foi construído nos Estados Unidos da América pela “Tacoma Boat Company”, tendo sido lançado à água em 30 de janeiro de 1989 com o nome “USNS AUDACIOUS”. Esteve ao serviço da Marinha dos EUA até 1995 e foi transferido para a Marinha Portuguesa em dezembro de 1996.  O NRP D. Carlos I tem funções de navio hidrográfico e oceanográfico.



Arquivo - Archive

Followers