29.7.13

Nova equipa de Secretários de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros

 
 
 
O Deputado do Partido Social Democrata Luís Campos Ferreira é o novo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
 
 
 
Bruno Maçães, anterior assessor do Primeiro Ministro, é o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus
 
 
 
Foi reconduzido no cargo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário 
 


25.7.13


Novo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

 
 


Tomou ontem posse como Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros o Dr. Rui Machete. Nascido em Setubal, em 7 de abril de 1940, o Dr. Rui Machete foi Presidente do Partido Social Democrata, tendo sido Deputado e desempenhado diversos cargos governativos, nomeadamente os de Ministro dos Assuntos Sociais, , da Justiça e da Defesa Nacional. Foi Administrador do Banco de Portugal e Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.



18.7.13

Almoço na Residência do Embaixador de Portugal em Otava

Monsenhor José Avelino Bettencourt, Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, cidadão português e canadiano, natural de S. Jorge, Açores, encontra-se de férias no Canadá e almoçou hoje na Residência do Embaixador de Portugal, José Fernando Moreira da Cunha.

Carlos Gomes da Silva, Embaixador José Fernando Moreira da Cunha, 
Monsenhor José Bettencourt e Domingos Gonçalves


Monsenhor José Avelino Bettencourt foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa em abril último com a Comenda da Ordem Militar de Cristo. 

O sacerdote luso-canadiano nasceu nos Açores mas viveu quase toda a sua vida no Canadá, tendo mantido ligações a Portugal e fala fluentemente português. 

Por ocasião do agraciamento, Monsenhor José Avelino Bettencourt, em declarações à Rádio Renascençafalou do orgulho que sente nas suas raízes portuguesas: “Honro-me muito com as minhas raízes, a língua de Camões é usada no Vaticano nas relações com os países lusófonos, que estão todos aqui representados. Tenho honra de ser filho dessa nobre nação.” 

Em 1995 foi para Roma estudar. É doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Como diplomata da Santa Sé esteve colocado na Nunciatura Apostólica na República Democrática do Congo e de regresso a Roma, foi nomeado para a secção das Relações com os Estados na Secretaria de Estado do Vaticano. Em 2007 foi para a Prefeitura da Casa Pontifícia, para o serviço do protocolo na "antecâmara" Pontifícia. É  Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado desde novembro de 2012.

15.7.13

Festividades do Senhor Santo Cristo

Realizou-se no domingo dia 14 de junho na Paróquia do Senhor Santo Cristo em Otava uma cerimónia religiosa que contou com as presenças, do Arcebispo de Otava, Terrence Prendergast, e do luso-canadiano Monsenhor José Avelino Bettencourt, que é Chefe de Protocolo do Vaticano. Esteve também presente um elevado número de Portugueses que participou  na Procissão. 

A propósito da celebração do 25º aniversário da fundação da Paróquia do Senhor Cristo em Otava, Monsenhor Bettencourt entregou à nossa Comunidade um quadro com uma fotografia de Sua Santidade o Papa Francisco.

No sábado (dia 13) também se realizaram cerimónias idênticas na Missão Católica Portuguesa do Espírito Santo na Igreja de Ste. Bernadette em Gatineau.

Em ambos os acontecimentos participaram o Embaixador de Portugal no Canadá e o Chanceler, Sr. Domingos Gonçalves.




Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos - INAUGURAÇÃO

        Embaixador José Fernando Moreira da Cunha, 
Pe. António de Sousa Tavares e Dr. Carlos Gomes da Silva

Foi inaugurada nas instalações sociais da Paróquia  Portuguesa  do  Senhor  Espírito Santo de  Gatineau,  no passado  sábado,  dia  13  de  julho  a  exposição   “Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos”, facultada  e patrocinada pelo Camões, I.P.

Estiveram presentes nesse acontecimento  mais  de 300  pessoas,  tendo  participado igualmente um rancho folclórico português (“Ilhas de Encanto”) que se deslocou da cidade de Montreal.

Inserindo-se nas festividades religiosas do Divino Espírito Santo, a exposição “Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos” ficará patente naquele local até ao próximo dia 31 do corrente corrente mês.

Está prevista a sua apresentação na cidade de Kingston, por ocasião do início do curso de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Queen's, bem como na Universidade de Otava,  com sessões de projeção de slides das versões francesa e inglesa.

Em coordenação com o Consulado-Geral em Montreal, o Centro de Artes e a Cátedra portuguesa da Universidade de Montreal, está igualmente prevista a sua exibição naquela cidade em data ainda não fixada.







9.7.13

AZULEJO PORTUGUÊS - Diálogos Contemporâneos E X P O S I Ç Ã O

aberta ao público nas instalações sociais da
 IGREJA CATÓLICA PORTUGUESA DO ESPÍRITO SANTO
Gatineau, Quebeque, Canadá
entre 13  e 31 de julho de 2013



A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos permitirá à comunidade portuguesa de Otava-Gatineau e outros visitantes "uma viagem alargada através de tempos e espaços que configuram o devir português. 

O azulejo radica em tradições que foram sendo atualizadas nas técnicas, cores, formas, temas, utilizações, e se apresenta como impressão digital de cultura portuguesa. O diálogo com a modernidade constitui o seu modo particular de pensar a contemporaneidade e abrir uma reflexão ao grande público ao marcar expressivamente lugares de anonimato. O percurso quotidiano pelas estações dos Metropolitanos de Lisboa e Porto transforma-se em travessia revivificada pelas linguagens dos principais artistas nacionais, desafiando, por esse meio, a rotina dos nossos olhares."

A exposição, constituída por 21 cartazes, foi cedida e patrocinada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e faz parte do plano de atividades culturais para 2013 da Embaixada de Portugal em Otava. Circulará posteriormente pelas diversas cidades do Canadá onde estão radicadas comunidades portuguesas.

Será inaugurada no próximo sábado, 13 de julho, pelo Embaixador de Portugal, José Fernando Moreira da Cunha. 


8.7.13

Realizou-se este fim-de-semana no Mont Cascades, no Québec, o Luso-Canadian Golf Tournament organizado pela Comunidade portuguesa com o apoio do Maire de Gatineau e da Embaixada de Portugal em Otava.

O Embaixador de Portugal no Canadá, José Fernando Moreira da Cunha;
O Vereador luso-canadiano da Câmara da cidade de Gatineau, Joseph De Sylva;
 O Chanceler da Embaixada de Portugal, Sr. Domingos Gonçalves.


2.7.13

APRENDA PORTUGUÊS. Inscreva-se já na UNIVERSIDADE DE OTAVA.






PROGRAMA DE PORTUGUÊS

DEPARTMENTO
DE LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS



O Português é a língua de cerca de 230 milhões de pessoas na Europa (Portugal), na América (Brasil), em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe)  e na Ásia (Timor Leste, Macau, Goa, etc.). É falada por cerca de 5 milhões de pessoas nas Comunidades Portuguesas no estrangeiro e  também é estudada por milhares de outras pessoas através do resto do planeta. O Português é a terceira língua europeia mais falada no mundo, a mais falada na América do Sul e uma das línguas mais expandidas e faladas em todo o planeta - uma língua de comunicação internacional em expansão.

O Português é também uma língua de cultura, de investigação científica, de comércio internacional, quer seja no espaço da União Europeia, do Mercosul, na América Latina, ou ainda em África ou na Ásia. É uma das línguas mais difundidas na internet.

O programa de língua e cultura dos países de língua portuguesa (CPLP) da Universidade de Otava, conjuntamente com um programa de palestras/conferências e de cinema, exposições e concertos/recitais, organizado com o apoio das Embaixadas de Angola, do Brasil e de Portugal, bem como com a participação da Associação Portuguesa de Estudantes facultam, de uma forma dinâmica e interactiva os instrumentos fundamentais e indispensáveis para aprender, conhecer e compreender as realidades e a riqueza da diversidade cultural do mundo de língua portuguesa.


O programa de Português é patrocinado pelo



Cursos ministrados (3 créditos cada):

Língua Portuguesa - normas europeia e brasileira  (4 horas semanais):                     
                                    
POR1901  Português Elementar I, nível A1 - setembro a dezembro de 2013
POR2901  Português Intermédio I, nível B1  - setembro a dezembro de 2013
POR3901  Português Avançado I, nível C1a  - setembro a dezembro de 2013
       
POR1902  Português Elementar II, nível A2  - janeiro a abril de 2014
POR2902  Português Intermédio II, nível B2 - janeiro a abril de 2014   
POR3902  Português Avançado IInível C1b - janeiro a abril de 2014

Cultura dos Países de Língua Portuguesa  (3 horas semanais :

POR2501  Cultura Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa I  - setembro a dez. de 2013
                  (lecionado em francês)
POR3101  Literatura e Cinema dos Países de Língua Portuguesa   - janeiro a abril de 2014
                   (lecionado em inglês)
POR2102  Cultura de Portugal e Brasil  II   - janeiro a abril de 2015
                   (lecionado em inglês)

Oportunidades de carreiras:
Consultor no comércio internacional, agente diplomático, funcionário público, correspondente/jornalista no estrangeiro, tradutor e intérprete, agente/guia turístico, agente de imigração, investigador  e professor de língua e estudos portugueses,

A Universidade de Otava oferece ainda prémios/prêmios  e bolsas anuais para os melhores alunos dos cursos de Português.



PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTATE:
Carlos Gomes da Silva,
Professor Visitante e Coordenador do Programa de Português na uOttawa:
Telemóvel: (613) 608 6932



Envelhecer no Estrangeiro: Histórias de Vida


No âmbito do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações” que decorreu em 2012, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pede apoio para a edição de um livro intitulado “Envelhecer no Estrangeiro: Histórias de Vida”, a ser editado em parceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

A iniciativa pretende recolher histórias de vida de portugueses, com mais de 60 anos, a residir no estrangeiro e que tenham emigrado na infância/juventude, de modo a conhecer os seus percursos e proporcionar a partilha de experiências além-fronteiras, enquanto mais-valia para a divulgação da cultura portuguesa.

O livro irá integrar 152 histórias, devendo os textos, com o mínimo de uma página e o máximo de três páginas A4, ser enviados para a Direção de Serviços de Emigração através do endereço eletrónico – emi@dgaccp.pt, até ao próximo dia 30 de agosto, impreterivelmente. 

No conjunto das histórias selecionadas, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa irá proceder a um concurso para a atribuição dos 1º e 2º prémios, sendo oferecida uma viagem a Portugal.

A seleção das referidas histórias será efetuada por um júri composto por elementos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa SCML, do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portugueses, da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um(a) especialista em Sociologia das Migrações.

Tenho a certeza que existem experiências de vida dos portugueses que emigraram para o Canadá que merecem ser registadas neste livro.

Tópicos para recolha História de Vida

 Celebração do Dia Nacional do Canadá

Veja as fotos  aqui.

Arquivo - Archive

Followers