29.5.13

Encontro do Embaixador de Portugal com o Deputado Federal Andrew Cash


O Embaixador José Fernando Moreira da Cunha encontrou-se no passado dia 28 de maio, no Parlamento do Canadá, com o Deputado Andrew Cash que preside ao Grupo de Amizade Parlamentar Canadá-Portugal.

O Deputado Andrew Cash - que é eleito pela circunscrição de Davenport, em Toronto - salientou o papel da Comunidade Portuguesa no desenvolvimento económico e na identidade cultural do Canadá.


28.5.13


Curso de Verão na Universidade de Aveiro



A UNAVE/ Universidade de Aveiro concebeu e organizou o curso de verão ‘Energias Renováveis, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, resultado de uma parceria entre a UNAVE, os Departamentos de Ambiente e Ordenamento, de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, de Comunicação e Arte e de Biologia, da Universidade de Aveiro.







O curso Energias Renováveis, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável terá lugar de 22 a 26 de julho de 2013, na Universidade de Aveiro.




Projeto de homenagem ao Portuguese Joe Silvey

 





Para quem conhece Vancouver e os seus arredores sabe bem que não existe nenhum vestígio físico a recordar a chegada dos primeiros Portugueses à costa ocidental do Canadá, há cerca de 150 anos, nem da contribuição que, desde então, deram para o desenvolvimento da região. Ficaram apenas poucos nomes que os pioneiros atribuíram no século XIX a alguns locais, tais como o Madeira Park, Silva Bay e pouco mais.



Chegou a altura de dotar a cidade de Vancouver com um monumento a homenagear esses pioneiros e todos os que vieram depois. Assim, com este objectivo, foi formada uma pequena comissão para que seja erigido um monumento a um dos primeiros portugueses a chegar a esta cidade, por volta de 1860, tendo deixado um legado considerável; ao homem que ficou conhecido como Portuguese Joe Silvey (José Silva?). Este nosso compatriota, nascido na Ilha do Pico, casou por duas vezes, com mulheres das Primeiras Nações, tendo ficado viúvo da primeira, a neta do importante Chefe Capilano. Destes dois casamentos nasceram onze filhos, cujos descendentes ascendem actualmente a mais de umas centenas.

A comissão responsável por este projecto é composta por alguns descendentes deste português, pela historiadora e autora do livro “The Remarkable Adventures of Portuguese Joe Silvey”, a Professora Doutora Jean Barman, por outras individualidades ligadas à cultura, quer das Primeiras Nações quer da cidade de Vancouver, assim como representantes da Comunidade Portuguesa e por mim.

O projecto visa não só a realização de um monumento, mas ainda a celebração da união de duas culturas, nomeadamente a Portuguesa e a do Povo Coastal-Salish.



O facto do artista plástico incumbido de realizar a obra ser descendente do Portuguese Joe atribui um significado acrescido, tanto ao monumento como a todo o projeto.

A fim de se realizar este ambicioso projeto será necessário recorrer a diversos apoios, pelo que estou confiante que a Comunidade Portuguesa o irá apadrinhar generosamente. Todos os interessados poderão contribuir seguindo as indicações do projeto.



Carlos de Sousa Amaro

Cônsul-Geral de Portugal em Vancouver



23.5.13

Turismo em Portugal




Os pedidos e atividades do Turismo português no mercado canadiano passam a ser tratados no Consulado-Geral em Toronto.

Os contactos deverão ser efetuados com William Delgado
 (william.delgado@portugalglobal.pt ; Tel: 1- 416-921-0259).

21.5.13

    


Publicação de provas modelo de certificação das aprendizagens do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) para 2012-2013

 

As provas modelo A1, A2 e B1 para certificação das aprendizagens EPE foram publicadas no sítio do Camões, IP, na internet.




20.5.13

LUSO-DESCENDENTE NO CANADÁ EM DESTAQUE


Artist Luke Marston is the great-great grandson of Portuguese Joe Silvey and his second Coast Salish wife Kwatleematt. The 36-year-old has been working for the past year on a 14-foot sculpture that will depict his colorful ancestors’  lives.

Artist Luke Marston is the great-great grandson of Portuguese Joe Silvey and his second Coast Salish wife Kwatleematt. The 36-year-old has been working for the past year on a 14-foot sculpture that will depict his colorful ancestors’  lives.

VANCOUVER SUN, MAY 13, 2013


Artist Luke Marston is the great-great grandson of Portuguese Joe Silvey and 

his second Coast Salish wife Kwatleematt. The 36-year-old has been working 

for the past year on a 14-foot sculptureNthat will depict his colorful ancestors’  lives.

Photograph by: Jeremiah Armstrong


18.5.13




Press Release           6th to 19th October

Lisbon International Contemporary Exhibition 2013 is looking for artists all over the world

meetiNG art gallery is organizing LICE 2013 (Lisbon International Contemporary Exhibition 2013), a international exhibition that will show a selection of artists from all around the world, in Lisbon.

In this phase of the exhibition, meetiNG art gallery is receiving portfolios and selecting artists, so everyone interested in this event, should email to meetingartgallery@gmail.com and send their portfolio.

This event as a small fee participation but don’t have commission on sales, all details will be given by email.

The Deadlines for sending portfolios will be until end of June, the Vernissage opening will be 4th October, 5PM local. Last day to visit will be 19th October
We will updated all info by press release.

 

About meetiNG art Gallery

Adress: Espaço Chiado,
Rua da Misericórdia, 12 – 20   1200-273 Lisboa
Phone: 96 586 54 54    Website:meetingartgallery     Email: meetingartgallery@gmai.com
Open: Tuesday to Saturday, 10AM - 7PM



13.5.13

Escolas portuguesas de Gestão entre as melhores do mundo














Católica é uma das 50 melhores do mundo para a formação de executivos. Nova e Porto Business School também distinguidas.

A Católica Lisbon School of Business & Economics é uma das 50 melhores escolas do mundo para a formação de executivos, e ocupa a 43.ª posição noranking do Financial Times sobre este tipo de programas, que é hoje divulgado. Outras duas escolas portuguesas foram distinguidas pelo jornal britânico, mas não estão incluídas na tabela geral: a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que está em 58.º lugar na formação aberta, e a Porto Business School, que pela primeira vez surge nesta avaliação, e ocupa a 68.ª posição.

Veja o artigo completo no link do jornal: O Público

12.5.13

Fotografias da cerimónia de abertura do II Festival de Cinema de Língua Portuguesa em Otava, com os Embaixadores de Portugal, Angola e Brasil, e entrega de prémios aos melhores estudantes de Português e Cultura CPLP das Universidades de Otava, Carleton e do Québec em Outaouais.


  








Permanência Consular em Oliver

 


 
 
 
 
 

9.5.13

FILME DE PORTUGAL - II FESTIVAL DE CINEMA DE LÍNGUA PORTUGUESA - OTAVA

HOJE, NÃO PERCA...  TODAY, DON'T MISS...   AUJOURD'HUI, NE MANQUEZ PAS...


6ª feira, 10 de maio, 21h00
Auditorium, Archives and Library Canada
395 Wellington Street, Ottawa

PORTUGAL 

Exibição da longa metragem / feature film:

A BELA E O PAPARAZZO
António-Pedro Vasconcelos, 2010, 106’











































SINOPSE e TRAILER em português



3.5.13

BEM-VINDOS(AS) WELCOME BIENVENUS(ES)

NÃO PERCA!    DON'T MISS IT!    NE MANQUEZ PAS!

COR-AÇÃO: The 2nd Portuguese Language Film Festival
May 8, 2013 until May 10, 2013

The Portuguese Language Film Festival returns with a new name: COR-AÇÃO ("Colour-Action"). Combined, "coração" means "heart" in Portuguese, a term that reflects both the passion and the personality in all the excellent films from 4 continents shown in this 2nd edition of the Festival.




May  8 de maio - Abertura e filme de Moçambique

May  9 de maio - 19h00 Filme de Angola; 21h00: Filme de São Tomé e Príncipe

May 10 de maio - 19h00 Filme do Brasil; 21h00: Filme de Portugal





2.5.13


Trajetos turísticos de veículos anfíbios em Lisboa







A Hippotrip - Turismo Anfíbio Lda. , empresa de capitais luso-canadianos,  inicia  no dia 3 de maio trajetos de  veículos anfíbios. Pretende proporcionar  aos turistas uma oportunidade de explorarem as principais atracções da cidade, não só a partir de terra, mas também do estuário do rio Tejo.



                                     


Arquivo - Archive

Followers