26.3.13

Dados sobre o relacionamento económico entre Portugal e o Canadá, atualizados a 2012


European Union Visitor's Programme


The Delegation of the European Union is launching the 2014 edition of the European Union Visitor's Programme

The European Union Visitors' Programme ( EUVP) enables young leaders from countries outside the EU with a professional interest in EU affairs to visit the institutions of the European Union in Brussels, as individual guests of the European Parliament and the European Commission.

There are now being accepted applications for this year's programme. The deadline is Monday 14 April 2013

For information about the programme, please go to the following links in English and French


19.3.13

3ª edição do Concurso Brevemente.


 Projecto co-organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos e a Televisão da Associação Académica de Coimbra, secções culturais da Associação Académica de Coimbra, destinando-se às comunidades universitárias em todos os países de língua oficial portuguesa.

Este concurso possibilita aos alunos das áreas de conhecimento próximas ao design e ao multimédia que exibam, mostrem e sejam premiados por um júri especializado e reputado nas áreas da comunicação, permitindo que os trabalhos desenvolvidos no âmbito académico possam obter um reconhecimento e um contacto com a sociedade civil que não teriam se fossem exclusivamente usados no âmbito escolar.

Não menos importante, a organização deste evento procura informar a comunidade universitária para os perigos do trabalho especulativo e de algumas linhas gerais para a ética dos profissionais de comunicação visual. O seu funcionamento e estrutura inspira-se nas linhas orientadoras das principais associações profissionais do sector.

A anterior edição do "Brevemente" trouxe trabalhos provenientes não só de todo o país como também de vários países de língua oficial portuguesa. Foram ultrapassados os objectivos no quesito de participações. Com esta nova edição esperamos ter mais participantes e simultaneamente divulgar novos valores no design e multimédia em Português.

Este edição do concurso irá decorrer ao longo de três fases:
-  Recepção dos trabalhos até 31 de Março;
- Avaliação e deliberações do júri;
- Cerimónia de entrega de prémios e exibição dos melhores trabalhos a 24 de Abril às 16 horas no Museu da Ciência em Coimbra.

O trabalho de qualquer categoria que melhor reflectir o tema da XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra "Ser de Água" será distinguido com este prémio.

O júri deste concurso é uma equipa heterogénea e reconhecida internacionalmente e os seus elementos abrangem várias áreas da comunicação com o público. Esta equipa é constituída pela vice-reitora para a Comunicação e Cultura da Universidade de Coimbra, Dra. Clara Almeida Santos, a reconhecida fotógrafa com carreira internacional Susana Paiva e os designers Sérgio Alves, fundador do estúdio "atelier d'alves", Filipe Mesquita, professor no curso de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra e Joana Monteiro que actualmente desenvolve trabalhos de design gráfico na área da cultura.
 
. Disponibiliza-se o presskit do concurso, o projecto e o cartaz da 3ª edição do Brevemente através dos seguintes links:

- Cartaz.

Poderá acompanhar todos os desenvolvimentos sobre esta singular actividade no site seguinte.

The European Commission is inviting bids for the final tranche of Marie Curie fellowship grants

 
 

We would like to draw your attention to the latest Marie Curie fellowship calls under the Seventh Framework Programme for Research. 

 

In particular, we would like to highlight the following two types of fellowships open to non-European nationals:

· International Outgoing Fellowships (IOF) offer researchers the chance to acquire new knowledge in a high-level organisation outside Europe. As part of the grant agreement, the researchers have to return to Europe and share this knowledge.

 

· International Incoming Fellowships (IIF) enable researchers from outside Europe to be trained within a European institution.

The application process runs until 14 August 2013.

For more details please check the press release.



Mensagem do Embaixador de Portugal no Canadá







  
Caros compatriotas,


Cheguei a Otava no passado dia 14 de março para assumir as funções de Embaixador no Canadá, país ao qual Portugal está ligado por laços de amizade históricos. Tenho consciência das ambições e expectativas quanto ao relacionamento bilateral, ao qual o Governo Português atribuiu a maior importância e que se deseja mutuamente vantajoso para os dois países.
 A Embaixada de Portugal em Otava e todos os seus Consulados dependentes terão sempre as portas abertas para escutar as preocupações dos Portugueses e Luso-Canadianos, procurando dar-lhes uma melhor e rápida resposta.
Tendo em conta o momento de crise que se vive em Portugal, há ainda um outro aspeto que gostaria de salientar: a nossa Comunidade é reconhecida pelo seu dinamismo e empreendedorismo; por isso tem um papel decisivo nas relações luso-canadiana em todas as suas vertentes. Mas gostaria, neste contexto, de destacar o contributo que todos os Portugueses e Luso-Canadianos podem dar para o reforço da imagem de Portugal no Canadá. Tal releva, desde logo, no que diz respeito, à presença neste país das empresas Portuguesas, ao privilegiarmos uma maior escolha dos produtos provenientes do nosso País, dando-os a conhecer junto dos Canadianos e de outras comunidades.
A Embaixada, os Consulados e a Delegação da AICEP estarão também sempre muito empenhados na prossecução desse fim, para o qual será imprescindível contarmos com a vossa ajuda e colaboração.
Estou seguro de que, trabalhando empenhados e juntos, poderemos contribuir para reforçar a presença de Portugal e dos Portugueses no Canadá.
Otava, 19 de março de 2013
José Fernando Moreira da Cunha

15.3.13

Dados do Comércio Externo Português relativos a janeiro


Foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística os dados do comércio externo português relativos ao mês de janeiro passado. Como pode ser observado, o Canadá foi o  nosso 29º cliente, com € 16,677 milhões, mais 28,7% do que no ano passado, e o nosso 41º fornecedor com  € 7,472 milhões,  menos 15,4%.


Chegada do novo Embaixador de Portugal


Chegou a Ottawa no passado dia 14 de março o  novo Embaixador de Portugal no Canadá, José Fernando Moreira da Cunha.

11.3.13

Recenseamento Eleitoral


Informa-se, que para efeitos de consulta e reclamação dos interessados e nos termos do artº 60º da Lei nº 13/99, de 22 de Março, na redacção que lhe foi dada pela Lei 47/2008 de 27 de Agosto, se encontram expostos ao público durante o mês de Março, na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Ottawa, os Cadernos de Recenseamento Eleitoral.


Qualquer erro ou omissão deve ser comunicado a esta Comissão Recenseadora a fim de serem corrigidos na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral.

Os cidadãos eleitores podem verificar ainda verificar a sua situação no recenseamento eleitoral através das seguintes páginas:

Recenseamento

Portal do Eleitor





8.3.13


Prémio "Empreendedorismo Inovador da Diáspora Portuguesa" e Concurso "IOP - Ideias de Origem Portuguesa"


A Fundação Calouste Gulbenkian e a "COTEC Portugal" ("Associação Empresarial para a Inovação"), com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, lançaram o FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que pretende aproximar a diáspora portuguesa do seu país.

Através desta iniciativa, as duas entidades promovem o Prémio Inovador da Diáspora Portuguesa (6ª edição) e o Concurso "Ideias de Origem Portuguesa" (2ª edição).

1.3.13

Novo evento no Centro de Estudos Europeus da Universidade de Carleton . Upcoming Event at the Centre for European Studies

 

Organizada pelo Centro de Estudos Europeus da Universidade de Carleton, realizar-se-á no dia 5 de Março, nas instalações daquela instituição uma sessão de informação sobre a possibilidade de se prosseguirem estudos académicos na Europa ("Graduate and Doctoral Studies in Europe").

A sessão será orientada pela "PromoDoc Ambassasadors", com o apoio das Embaixadas da Alemanha, França, Holanda, Reino Unido e Delegação da União Europeia em Ottawa.

Novo Programa da OMNI - OMNI Television Launches "Ponto de Encontro", Premiering March 3



Conforme a informação abaixo, começará dia 3 de Março, na "Omni Television", um Programa semanal dedicada a questões das comunidades de Língua Portuguesa:

Popular OMNI Television news anchor Clara Abreu to host new weekly, Portuguese-language current affairs show on OMNI.1, " Ponto de Encontro",  to explore local and global issues affecting Canada’s diverse Portuguese-language communities.

On February 26, OMNI Television announced the premiere of "Ponto de Encrontro", a weekly 30-minute Portuguese-language current affairs show filmed from OMNI Television’s downtown Toronto studios. Hosted by popular OMNI Television news anchor Clara Abreu, "Ponto de Encontro" delivers the latest news in health, education, arts, economy, politics and literature significant to Portuguese communities across Canada, along with global news from RTP International and RTP Azores. Ponto de Encontro debuts Sunday, March 3 at 11 a.m. ET on OMNI.1, 8 a.m. MT on OMNI Alberta, and 9 a.m. PT on OMNI BC, and will continue to air regularly each Sunday at these times.

“Building on OMNI Television’s legacy of being entrenched in diverse communities throughout Canada, Ponto de Encontro will feature news, cultural issues and events relevant to the Portuguese community,” said Madeline Ziniak, National Vice-President, OMNI Television.

Each episode of Ponto de Encontro will showcase success stories of individuals, who have made significant contributions to the Portuguese community, and will report on topics that are reflective of Canada’s Portuguese-language communities from such countries as Portugal, Angola, Brazil, Mozambique, Macau, Guinea Bissau, India (Goa), Cape Verde, East Timor, San Tome, and Prince.

In addition, audiences can stay up-to-date on the latest Portuguese community events in Ontario through Community Calendar, hosted by Joao Vicente in Portuguese during the daily telenovela from 4 p.m. to 5 p.m. on OMNI.1.

Social Media Links

Official Website OMNI Television

Follow us on Twitter @OMNITelevision

Follow OMNI Television on Facebook

About OMNI

OMNI™ is a free, over-the-air multilingual/multicultural television system committed to reflecting Canada’s diversity by broadcasting an array of ethnocultural programming, serving multiple language communities. With five television stations -- in BC; Alberta (Calgary and Edmonton) and Ontario (OMNI.1 and OMNI.2) – OMNI has a combined reach to 22.7 million people across Canada. From weekly language newscasts to locally produced diversity programs, OMNI also delivers star-studded international series and films, including Bollywood blockbusters, Asian Cinema, as well as Italian and Portuguese telenovelas. OMNI Television is a part of Rogers Broadcasting Limited, a division of Rogers Communications Inc. (TSX: RCI and NYSE: RCI) which is a diversified Canadian communications and media company. For more information visit www.OMNItv.ca".

Arquivo - Archive

Followers