26.2.13

 
 

 Visita a Toronto do Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira

 
 
O Ministro da Economia de Portugal desloca-se a Toronto nos próximos dias 2 e 3 de Março, acompanhado pelo Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.
 
No dia 2 de Março, o Ministro da economia será o keynote speaker no 31º jantar de Gala da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, onde serão entregues 27 bolsas de estudo a jovens de origem portuguesa, e terá no dia seguinte de manhã um encontro com empresários de origem portuguesa com interesses em Portugal.
 
Os dois membros do Governo português participarão, dia 3, na inauguração do Salão Internacional "Prospectors & Developers Association of Canada 2013", maior congresso mundial de minas e energia, mantendo também encontros com empresas canadianas investidoras em Portugal e outros potenciais investidores do setor.
 
Da visita fazem parte também encontros bilaterais com Autoridades canadianas a nível federal e provincial, bem como, no final daquele dia, a participação num seminário dedicado ao investimento no setor dos recursos naturais em Portugal, co-organizado pela  Direção Geral de Energia e Geologia e a empresa canadiana "Colt Resources".
 
A visita será acompanhada e apoiada pela Embaixada de Portugal, o Consulado-Geral em Toronto e o escritório da AICEP naquela cidade.
 

25.2.13


Mudança do sistema central da rede consular - Change of the consular network system


Informamos que devido a mudança do sistema central da rede consular durante o período de 8 a 12 de março, verificar-se-á uma paragem total da rede informática consular. Por essa causa, durante esse período poderão existir constrangimentos e mesmo impossibilidade de responder às solicitações dos nossos utentes. Pedimos desculpa pelos inconvenientes que isto possa causar.


We would like to inform that due to the physical change of the consular network central system from 8 to 12 of March the consular IT network will be completely down. Therefore during that period there might be constraints and even impossibility to answer our user's requests. We apologize for inconveniences that it may cause.



9.2.13

Encerramento pela OMNI Television do Programa em Língua Portuguesa


Encontra-se disponível nos seguintes "links", nas línguas Portuguesa e Inglesa,  a carta enviada pelo Embaixador de Portugal no Canadá e do Cônsul-Geral em Toronto devido do encerramento do Programa em Língua Portuguesa da "OMNI Television". 

10º Concurso Escolar - XI Festival de Cinema "O Castelo em Imagens"


Organizado pela Câmara Municipal de Alportel, realizar-se-á de 5 a 11 do próximo mês de Maio o 10º Concurso Nacional Escolar - XI Festival de Cinema "O Castelo em Imagens".

Com o objetivo de desenvolver a criação em Banda Desenhada, Pintura, Desenho, Fotografia ou Video,  de visões pessoais e de investigação escolar em torno do tema dos castelos, o Concurso é aberto a todos os alunos das escolas e universidades portuguesas, incluindo as de audioivisual ou de outras áreas de comunicação, tendo  por tema "O Castelo" ou "O Castelo da Minha Terra". Após a inscrição, a data limite de recepção dos trabalhos na Câmara Municipal é 10 de Abril.


6.2.13

Ratificação por Portugal do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais


Portugal depositou passado dia 28 de Janeiro o instrumento de ratificação do Protocolo Facultativo ao  Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais. 

Foi também emitido pelo Governo Português um Comunicado sobre o significado da  referida ratificação. 

Portugal Ratified the Optative Pact to the International Convenant on Economic, Social and Cultural Rights


Portugal deposited on January 28th the ratification instrumernt to the Optative Pact to the International Convenant on Economic, Social and Cultural Rights.





Ratificação por Portugal da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção eo Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica


O Embaixador de Portugal junto do Conselho da Europa, Luís Filipe Castro Mendes, depositou dia 5 de Fevereiro junto daquele orgão o instrumento de ratificação por Portugal da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica .

Portugal foi, assim, o terceiro país a ratificar aquela Convenção, bem como o primeiro da União Europeia.

Ratification by Portugal of the Council of Europe Convention on preventing and combating violence against women and domestic violence.

The Portuguese Ambassador to the Council of Europe, Luís Filipe Castro Mendes, deposited on  February 5th the ratification instrument of the  Council of Europe Convention on preventing and combating violence against women and domestic violence.


 Portugal becomes that way the third country to ratify the referred Convention, being the first in the context of the European Union.

1.2.13


Site de informação atualizada sobre Economia Portuguesa -  The one place to probe into the Portuguese economy.


Pensado para decisores económicos e políticos de todo o mundo, o website Portugal Economy Probe,  promove o conhecimento sobre a realidade económica de Portugal, em língua inglesa, actualizado diariamente de uma forma transparente e credível. Investidores, empresários, académicos, estudantes, assim como jornalistas, poderão tirar partido da actualização constante dos mais recentes relatórios e dados estatísticos, provenientes de fontes oficiais nacionais e internacionais.

Portugal Economy Probe is an independent English language website, aggregating up-to-date economic, financial and statistical information on Portugal and Portuguese companies from a wide number of national and international sources. For economic decision makers, investors, researchers and journalists this website seeks to promote serious technical knowledge about Portugal.





 


Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


Por ocasião do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, que se comemorou dia 27 de Janeiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal divulgou o seguinte comunicado:

27 de Janeiro de 2013


Comemora-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que coincide com o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 1945.

O Governo Português associa-se às cerimónias que, nas Nações Unidas e em todo o mundo, rendem homenagem às vítimas do Holocausto. Recordar os seis milhões de Judeus e as demais vítimas do extermínio nazi é um dever que Portugal honra ao assinalar de novo esta trágica efeméride.

Não podemos deixar de recordar também os Heróis do Holocausto, que arriscaram as vidas e as das suas famílias para salvar as de outros. Homens como os diplomatas Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho continuarão a inspirar a nossa atuação e a recordar-nos da nossa responsabilidade de proteger.

Ao evocar o Holocausto o Governo reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo deste episódio tenebroso da história da Humanidade, que abalou profundamente a nossa cilivilização. Na qualidade de membro observador na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal continuará a promover a educação das gerações vindouras para o respeito dos Direitos Humanos, da tolerância e do respeito mútuo entre pessoas e povos.

Arquivo - Archive

Followers