25.1.13

Emissão de obrigações do Tesouro Português a 5 anos

 

Constituindo a primeira vez que Portugal regressou aos mercados de dívida de médio e longo prazos desde há quase dois anos, foi feita dia 23 de Janeiro uma emissão sindicada de 2,5mil milhões de Euros de Obrigações do Tesouro. 

21.1.13

Relatório de Atividades da Comissão Nacional para os Direitos Humanos


Encontra-se disponível no Portal do Governo Português o Relatório de Atividades da Comissão Nacional para os Direitos Humanos referente ao período de Maio de 2011 a Dezembro de 2012.

Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas


Foi assinado em 26 de Dezembro de 2012 um Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Câmara Municipal de Fafe. Tem como propósito essencial enquadrar a colaboração entre as partes signatárias no âmbito das questões migratórias e do programa de atividades do Museu da Emigração e das Comunidades daquela cidade.

O Museu da Emigração, fundado em 2001, construiu nos primeiros anos uma plataforma virtual (www.museu-emigrantes.org) a que acrescentou mais tarde uma componente física constituída por um núcleo sede com diversos polos museológicos e sítios históricos de emigração e seu retorno. Tem por missão identificar, preservar, valorizar e divulgar o vasto património imaterial e construído, local e regional (entre outras facetas mais conhecidas as chamadas "Casas de Brasileiro" e as referências a Fafe na literatura) e ainda o estudo, atualização e dinamização de iniciativas sobre os fluxos migratórios.

A colaboração procurará também apoiar a sua vertente nacional, designadamente o estudo de questões de âmbito nacional e a dinamização das suas atividades destinadas aos migrantes, seus descendentes, estudantes, investigadores e ao público em geral.

14.1.13





Sessão sobre Fernão Mendes Pinto


A Embaixada de Portugal em Otava tem o prazer de convidá-lo/la para uma sessão dedicada a Fernão Mendes Pinto por ocasião do encerramento da exposição

DESLUMBRAMENTO DO OLHAR

que se realizará 5ª feira, 31 de janeiro de 2013, às 17h30,

na Sala Atlântico - Embaixada de Portugal,
645 Island Park Drive, Otava,

com o seguinte programa:

Abertura e intervenção pelo Embaixador de Portugal, S.E. Pedro Moitinho de Almeida;

Comunicação pelo Ministro-Conselheiro da Embaixada, João Sabido Costa, sobre "Fernão Mendes Pinto – a figura histórica” ;

Palestra pelo Professor Convidado do Camões, I.P. na Universidade de Otava, Carlos Gomes da Silva, sobre “Viagem e Memória na Literatura Portuguesa - de Fernão Mendes Pinto a Gonçalo M. Tavares”.

Apresentação de documentário sobre a vida e obra de Fernão Mendes Pinto.

Poderá ainda ver a exposição patente na Embaixada e que é constituída por 24 painéis sobre “a obra do escritor português do século XVI, Peregrinação, que constitui o primeiro grande relato da exploração do Oriente pelos portugueses e um best-seller seiscentista”. Foi concebida pela Profª. Doutora Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, I.P., por ocasião da comemoração dos 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto em 2009.

Seguir-se-á um Porto de Honra.







11.1.13


Bolsa de Alimentação da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa)



   Ciente do preocupante quadro económico da região e do país e das consequentes dificuldades dos estudantes e das suas famílias, a Associação Académica da Universidade da Madeira criou uma Bolsa de Alimentação que pressupõe a oferta de senhas de almoço durante todo um semestre, representando assim uma poupança semestral de quase duzentos euros para os estudantes.

Através de um sistema de comparticipação da iniciativa pública e privada, no valor de 181,30€, qualquer estudante, bolseiro ou não, pode aceder à Bolsa de Alimentação.

Para mais informações consultar o site bolsas.aauma




Arquivo - Archive

Followers