15.11.13

PINA 70: a poesia no mundo, 18 de novembro 2013





O Museu Nacional da Imprensa preparou uma série de iniciativas para assinalar o 70º aniversário do nascimento (18.nov.1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011.

Falecido em 2012, Manuel António Pina deixou uma obra singular, no campo da poesia, da crónica, da literatura infanto-juvenil e do teatro.

Neste contexto, irá realizar-se a PINA 70: a poesia no mundo que envolverá escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países.

Pretende-se que, nas mais diversas entidades associadas, sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia 18 de novembro, próximo, em salas de aula ou átrios.

Trata-se de uma atividade simples, mas de grande significado, por envolver, nos mais diversos locais do mundo lusófono, a evocação daquele jornalista e escritor que o Museu Nacional da Imprensa homenageou em 2012, com uma grande exposição bio-bibliográfica.

Sendo o jormalista português mais premiado de sempre, Manuel António Pina recolheu, em 2011, a unanimidade do Júri do Prémio Camões, pela "originalidade e diversidade do conjunto da obra premiada".

Os poemas de Manuel António Pina serão lidos na próxima 2ª feira na aulas de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Otava.

Alguns poemas de Manuel António Pina podem ser lidos aqui.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers