23.10.13

“Shore to Shore” – Uma homenagem a duas culturas


Uma homenagem a duas culturas

       O monumento de homenagem a Joe Silvey, o pioneiro originário da Ilha do Pico que ficou conhecido como “Portuguese Joe” e às suas duas mulheres que pertenciam à nação Salish, deverá ficar concluído na primavera de 2014.
      Em 28 de Setembro, e seguindo a tradição Salish, teve lugar no Stanley Park, na localização prevista para o monumento, uma cerimónia de bênção do solo em que estiveram presentes o artista Luke Marston, bisneto de Joe Silvey, representantes da nação Salish, da comunidade portuguesa, da Câmara Municipal de Vancouver e dos Parques de Vancouver, assim como apoiantes deste projeto que não se deixaram intimidar pelo dia chuvoso típico do clima da cidade. 
      Nos próximos meses, serão organizados vários eventos de angariação de fundos abertos à participação de todos, sendo de assinalar desde já os seguintes:
 - 23 de Outubro – Galeria “Spirit Wrestler” – O artista irá apresentar a cabeça de águia em bronze que constitui a parte cimeira do monumento;
 - 2 de Novembro – Igreja Lady of Sorrows – Festa de Outono organizada pela Associação Chamarrita do Pico e apresentação sobre o projecto “Shore to Shore”.
       Para além da oportunidade de acompanhar o processo de criação artística, esses eventos oferecem igualmente a possibilidade de adquirir outros trabalhos do artista Luke Marston ou de deixar o seu contributo para o próprio monumento através do patrocínio de pedras em que serão esculpidos os nomes dos patrocinadores ou mensagens dedicatórias.
            Outros eventos serão divulgados oportunamente.

Pode acompanhar a evolução da obra no site: http://shoretoshore.co/. Para informações adicionais, contacte o Consulado Geral de Portugal em Vancouver. 

       920 – 925 West Georgia Street, Vancouver, B.C. V6C 3L2     Tel. (1604) 688 65 14 -  Fax (1604) 685 70 42 mail@vancouver.dgaccp.pt

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers