18.7.13

Almoço na Residência do Embaixador de Portugal em Otava

Monsenhor José Avelino Bettencourt, Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, cidadão português e canadiano, natural de S. Jorge, Açores, encontra-se de férias no Canadá e almoçou hoje na Residência do Embaixador de Portugal, José Fernando Moreira da Cunha.

Carlos Gomes da Silva, Embaixador José Fernando Moreira da Cunha, 
Monsenhor José Bettencourt e Domingos Gonçalves


Monsenhor José Avelino Bettencourt foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa em abril último com a Comenda da Ordem Militar de Cristo. 

O sacerdote luso-canadiano nasceu nos Açores mas viveu quase toda a sua vida no Canadá, tendo mantido ligações a Portugal e fala fluentemente português. 

Por ocasião do agraciamento, Monsenhor José Avelino Bettencourt, em declarações à Rádio Renascençafalou do orgulho que sente nas suas raízes portuguesas: “Honro-me muito com as minhas raízes, a língua de Camões é usada no Vaticano nas relações com os países lusófonos, que estão todos aqui representados. Tenho honra de ser filho dessa nobre nação.” 

Em 1995 foi para Roma estudar. É doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Como diplomata da Santa Sé esteve colocado na Nunciatura Apostólica na República Democrática do Congo e de regresso a Roma, foi nomeado para a secção das Relações com os Estados na Secretaria de Estado do Vaticano. Em 2007 foi para a Prefeitura da Casa Pontifícia, para o serviço do protocolo na "antecâmara" Pontifícia. É  Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado desde novembro de 2012.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers