24.4.13

Sessão de Formação: Professores de Português na Região de Otava e Gatineau

A Coordenação do Ensino Português no Canadá com a colaboração 
da Secção de Português na Universidade de Otava, promove uma:  


Sessão de Formação
Princípios e estratégias para o ensino de Português
como língua estrangeira e de herança



Tópico 1: O enquadramento profissional do ensino de português

Tópico 2: O ensino como processo e o desenvolvimento de atividades/tarefas

Tópico 3: O aluno como o "criador de textos"




Conteúdos
  • Métodos de ensino de línguas: onde estamos agora?
  • O enquadramento da atividade profissional: o Defense Language Proficiency Test (DLPT), o Quadro de Proficiência da ACTFL (e o quadro específico para português), o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), e o Quadro de Referência para o Ensino de Português no Estrangeiro (QuaREP).
  • Competências comunicativas e os cinco Cs
  • Modos de Comunicação e Schema Theory
  • O ensino como processo e os textos autênticos / documentos reais
  • A criação de unidades pedagógicas: interlíngua e calibramento
  • Exercício final


  • Formador: Luís Gonçalves, Ph.D.,  Princeton University
  • Entidade Responsável: Coordenação do Ensino Português no Canadá, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
  • Destinatários: Professores de Português do Ensino Básico, Secundário e Superior na Região de Otava e Gatineau.
  • Local: FSS 1032 (Faculdade de Ciências Sociais), 141 Louis-Pasteur, Universidade de Otava MAPA

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers