21.1.13

Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas


Foi assinado em 26 de Dezembro de 2012 um Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Câmara Municipal de Fafe. Tem como propósito essencial enquadrar a colaboração entre as partes signatárias no âmbito das questões migratórias e do programa de atividades do Museu da Emigração e das Comunidades daquela cidade.

O Museu da Emigração, fundado em 2001, construiu nos primeiros anos uma plataforma virtual (www.museu-emigrantes.org) a que acrescentou mais tarde uma componente física constituída por um núcleo sede com diversos polos museológicos e sítios históricos de emigração e seu retorno. Tem por missão identificar, preservar, valorizar e divulgar o vasto património imaterial e construído, local e regional (entre outras facetas mais conhecidas as chamadas "Casas de Brasileiro" e as referências a Fafe na literatura) e ainda o estudo, atualização e dinamização de iniciativas sobre os fluxos migratórios.

A colaboração procurará também apoiar a sua vertente nacional, designadamente o estudo de questões de âmbito nacional e a dinamização das suas atividades destinadas aos migrantes, seus descendentes, estudantes, investigadores e ao público em geral.

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers