29.5.12

BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA


A Fundação BIAL anunciou a abertura de um novo pacote de Bolsas de Investigação Científica nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Cada projeto poderá ser realizado num período máximo de três anos e beneficiar de um subsídio pecuniário entre 5.000 e 50.000 Euros, valor determinado em função das necessidades do projeto de investigação.

As edições das Bolsas de Investigação Científica já realizadas posicionam a Fundação como instituição de referência no apoio à investigação científica internacional: desde a primeira edição, em 1994, foram apoiados 387 projetos, englobando 1265 investigadores em vinte e sete países, de que, até Novembro de 2011, resultaram 444 publicações, das quais 163 em revistas internacionais indexadas com um fator de impacto médio de 3.9 e um número substancial de citações (1252). 

Nos projetos apoiados destaca-se a presença de cientistas de prestigiadas universidades norte-americanas, inglesas, australianas, russas, alemãs, japonesas, francesas, canadianas, entre muitas outras.

MENSAGEM 10 JUNHO 2012

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa

Mensagem de Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Mensagem do Embaixador de Portugal em Otava

Mensagem do Embaixador de Portugal em Otava - versão audio

17.5.12

CENTENÁRIO DA 1ª GRANDE GUERRA

Monumento aos Mortos da Grande Guerra  - Lisboa
Estão em curso os preparativos para a comemoração do Centenário da 1ª Grande Guerra. A programação está a cargo do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Toda a informação relacionada com a programação oficial e sobre a participação portuguesa na 1ª Grande Guerra (cronologia, principais acontecimentos, bibliografias, imagens, entre outros elementos), estarão disponíveis no portal www.portugal1914.org, presentemente em construção.

Paralelamente, está a ser desenvolvido o projeto «Memórias da 1ª Guerra Mundial 1914-1918» através do qual se pretende promover a identificação, recolha e divulgação de testemunhos relacionados com a participação portuguesa na Guerra, designadamente diários, cartas, postais, fotografias, mapas, filmes e musicais. 

Se tem objetos que contam uma história, fotografias que mostram acontecimentos, memórias que queira partilhar, para ajudar ao melhor conhecimento da história da participação portuguesa de Portugal na 1ª Guerra Mundial escreva para memoriasguerra@portugal1914.org 

Para mais informações leia a descrição deste projeto e siga-o no Facebook

Portugal participa ainda na iniciativa internacional «Europeana 1914-1918», no âmbito da qual está a ser realizada a digitalização de conteúdos para posterior integração na Biblioteca Digital Europeia, inaugurada em 2008. O arquivo online ficou disponível em março de 2011 o que permitirá alargar o seu espetro a outros países por forma a aprofundar o estudo da 1ª Grande Guerra e compreender o impacto.

15.5.12

ENSINO DE PORTUGUÊS - INSCRIÇÕES ONLINE



Para uma melhoria generalizada da oferta de cursos de português dos níveis pré-escolar, ensino básico e secundário, está criado um sistema de inscrição online para todos os alunos, que permitirá um rápido e global conhecimento das expectativas dos encarregados de educação e uma primeira caracterização dos alunos por idades e conhecimentos da língua portuguesa.

O governo português irá oferecer manuais escolares suficientes para todos os alunos de português no Canadá, num sistema de reutilização, desde que estes se encontrem inscritos. A inscrição dos alunos das escolas portuguesas é, pois, obrigatória para efeito de disponibilização de manuais.

A partir do próximo ano letivo, estará disponível para as escolas portuguesas a certificação dos níveis linguísticos dos seus alunos, de acordo com os níveis estabelecidos no QuaREPE – Quadro de Referência para o Ensino de Português no Estrangeiro. Esta certificação, a cargo do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, só será possível para os alunos que se encontrem inscritos online mediante o pagamento de uma taxa que ainda não se encontra estabelecida.

Se tem dúvidas em relação ao preenchimento do formulário, por favor, dirija-se ao diretor da escola do seu filho ou ao seu professor que o/a ajudará. 

Colabore e inscreva o/a seu/sua filho/a até 29 de maio. Estará a contribuir para que o ensino de português seja mais atual, com um programa mais adequado à realidade do ensino português no Canadá e, ao mesmo tempo, a escola terá a possibilidade de receber um manual para o/a seu/sua filho/a e, no final do ano letivo, poderá optar por uma certificação dos conhecimentos que é reconhecida em Portugal.

Obrigada pela colaboração.

Ana Paula Ribeiro
Coordenação do Ensino Português no Canadá
cepe.canada@instituto-camoes.pt
tel: 1 416 621 709 81
www.cepe-canada.org

Aceda à página para inscrição online aqui 

14.5.12

FESTIVAL DAS TULIPAS 2012 - PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

Orfeão Stella Maris atua no Festival das Tulipas, a 20 de Maio, às 12:15. Contamos com a sua presença!

Ouça Ilha da Bruma

11.5.12

INVEST IN LISBON



Invest Lisboa is a partnership between the Lisbon Municipality, the Portuguese Chamber of Commerce and Industry and the Portuguese Business Development Agency.

Invest Lisboa offers personalized, confidential, and free of charge services, such as:

- Identifying business opportunities, partners and locations;
- Supporting investors throughout the decision-making process, providing information and contacts in local and national institutions;
- Contributing to the simplification of administrative proceedings;
- Mobilizing partners around the design, development and implementation of projects that guarantee the best investments for Lisbon;
- Organizing visits to suitable premises for the location of companies.

Follow Invest Lisboa in Facebook : http://www.facebook.com/InvestLisboa

ARTIGO DO «EPOCH TIMES» SOBRE LISBOA

O Jornal «Epoch Times» publicou na edição, desta semana, um artigo sobre Lisboa intitulado «Lisbon: Intermixing the old with the new», da autoria de Susan Hallet, oferecendo um excelente tributo às qualidades da nossa querida capital. 

9.5.12

NICOLAU BREYNER AO VIVO EM GATINEAU

Leva-se ao conhecimento de todos que Nicolau Breyner atuará  ao vivo, a 20 de Maio, às 15:30, no Centro Comunitário Português Amigos Unidos. Os interessados deverão contactar Mario Food Centre (613 7491247) ou Sandra Anacleto (613 7690790).

7.5.12

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA - FESTIVAL DAS TULIPAS 2012



 A 20 de Maio, às 12:15, o orfeão Stella-Maris irá representar Portugal no Palco Internacional do Festival das Tulipas, localizado na Rua Preston junto à Avenida Carling.

Contamos com a sua presença para, na companhia do orfeão e ao som de boa música portuguesa, celebrar o mosaico de cores e culturas que nos oferece o Festival das Tulipas de Otava.


O orfeão Stella-Maris foi constituído, em finais de 2005, em Toronto, por iniciativa do Dr. José Carlos Rodrigues, co-fundador do conhecido Orfeão Edmundo Machado de Oliveira, de Ponta Delgada. 
Nascido nas Feteiras, em 1945, José Rodrigues Rodrigues iniciou os estudos secundários no Seminário de Angra, onde adquiriu também formação musical sob orientação do maestro Edmundo Machado de Oliveira.
José Rodrigues foi 18 anos regente do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira e nessa qualidade, para além de muitos concertos em Portugal, fez digressões pelos Estados Unidos, Canadá, França e Brasil, onde participou no concerto inaugural das cerimónias dos 500 anos do descobrimento. Dirigiu concertos com artistas como Luís Represas, Vitorino, Filipa Pais, Malagueta e  Madredeus, um deles na inauguração do Centro Cultural de Belém.
Com 50 vozes e vários instrumentos, o Stella-Maris tem dado concertos em várias cidades canadianas e merecido elogios da crítica. Recentemente, gravou um espectáculo de música regional açoriana que foi transmitido pela televisão OMNI, de Toronto.

2.5.12

PROJETO JOVENS ESTUDANTES MONTEPIO


O Projeto Jovens Estudantes é uma iniciativa do Montepio dirigida a estudantes universitários lusodescendentes, residentes no estrangeiro ou em Portugal, que apresentem bons resultados académicos e se revelem exemplo na concretização de valores como a solidariedade, a justiça ou a fraternidade.

Se tens entre 18 e 25 anos e frequentas, pelo menos, o segundo ano de um curso universitário, o Montepio dá-te a oportunidade de visitar Lisboa, viver novas experiências e aprofundar conhecimentos em áreas tão diversas como a cultura portuguesa, música, economia social, história ou voluntariado. 

O procedimento é simples, basta que te inteires do Regulamento do Projeto e, se corresponderes a um destes três critérios - viveres no estrangeiro (numa das cidades onde o Montepio tem Escritório de Representação), seres Associado(a) do Montepio ou filho(a) de um(a) colaborador(a) Montepio (desde que não residindo em Lisboa) -, preenchas o Formulário de Inscrição, que deverás remeter, até 18 de maio, para fundacaomontepio@montepio.pt . 





Escritório de Representação do Montepio em Toronto: 
1286, Dundas Street West, Toronto, Ontário M6J 1X7; Horário: 9:00 - 16:00; Telefone: (0014) 165887776; Fax:(0014) 65880030; Email: MG503@montepio.pt

PRÉMIO NUNO VIEGAS NASCIMENTO 2012



A Fundação Bissaya Barreto anuncia a lançamento do Prémio Nuno Viegas Nascimento 2012 (com o valor pecuniário de cinquenta mil euros). Este Prémio distingue a área da Cultura e admite a concurso as candidaturas que envolvam ações ou projetos que tenham contribuído para a afirmação e valorização internacional da Cultura Portuguesa em domínios tão diversificados como:

a) Iniciativas que reforcem os atributos identitários nacionais, valorizando o património material ou imaterial;
b) Manifestações de criatividade cujos resultados tenham tido reflexos tangíveis no desempenho socioeconómico português ou na notoriedade internacional contemporânea de Portugal. 


Serão considerados como elegíveis para o Prémio quaisquer pessoas singulares ou coletivas,
de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em território nacional


Regulamento

Formulário de Candidatura

Candidaturas Abertas : 30 abril a 13 julho 2012

Arquivo - Archive

Followers