4.12.12

Mensagem de Natal do Embaixador de Portugal no Canadá,

 Pedro Moitinho de Almeida


Nesta época festiva gostaria de dirigir a todos os portugueses e luso-canadianos uma mensagem amiga, desejando que seja um período de descanso e de preparação para o Novo Ano.

Numa altura de especiais dificuldades que o nosso País, e a sociedade internacional de um modo geral, atravessam, torna-se especialmente importante uma maior aproximação e reconciliação entre todos, pois só na unidade encontraremos forças para enfrentar os problemas que afligem tantos de nós.

É, assim, também, uma época de ajuda aos mais desfavorecidos e doentes, aos quais devemos uma mensagem de apoio e de esperança.

A Embaixada de Portugal gostaria, desse modo, de estar mais próxima das comunidades portuguesas, para que a nossa cooperação, juntamente com os Consulados-Gerais e honorários no Canadá, possa ainda ser mais eficaz e pronta no próximo ano.

Como em anos anteriores, afirmo que a melhor forma de as nossas comunidades serem reconhecidas no Canadá é através da promoção e defesa da nossas Língua e Cultura, causa para a qual devemos incentivar e atrair os nossos filhos e as gerações mais novas de luso-descendentes, não os deixando perder essa herança multissecular e rica que trouxemos de Portugal.

A Língua Portuguesa é um Património nosso que se espalhou pelo Mundo e de que só nos podemos orgulhar.

Gostaria também de referir, neste âmbito, o fundamental papel desempenhado pelas associações portuguesas, incluindo escolas e meios de comunicação social, tão respeitadas nesta sociedade e que reforçam a imagem do contributo português para a nação canadiana. Trata-se de um forte e tradicional espírito associativo que ainda ganhará mais ao reforçar os laços com outras diásporas, nomeadamente lusófonas, com as quais temos afinidades de Língua, Cultura e História.

Como acima refiro, juntos poderemos muito, e só dessa forma conseguiremos alcançar os objetivos que nos propomos e que pretendemos, para nós, para as nossas Famílias e para Portugal.

A todos renovo, assim, os sinceros votos de um Feliz Natal e um Bom Ano Novo com paz, saúde e solidariedade.


No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers