15.3.11

CONCURSO AMADOR DE FOTOGRAFIA


A Embaixada de Portugal em Otava, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, organiza, este ano, com o gracioso patrocínio da TAP-Air Portugal, IBERICA TRAVEL e ELCRO, a segunda edição do concurso amador de fotografia, intitulado «Terras e gentes de Portugal». O concurso está aberto a todos os Portugueses e Luso-descendentes no Canadá, com um mínimo de 18 anos. 

Os participantes inscritos devem enviar, entre 1 de Abril a 15 de Maio, uma fotografia (19x24 cm), a cores ou a preto e branco, para a Embaixada de Portugal em Otava (645 Island Park Dr, Ottawa, K1Y 0B8 ON) e uma cópia digital para spires@dgaccp.pt

Será necessária a participação minima de 25 concorrentes para que este Concurso tenha lugar.  Os três melhores trabalhos serão premiados, de acordo com o estipulado no Regulamento do concurso:

«1º prémio – uma viagem aérea a Portugal (ida e volta, em data a determinar entre o vencedor e o respectivo patrocinador), a partir de Newark, EUA acrescido de um vale de desconto na viagem de ligação a Newark (com valor de 250 dólares canadianos) ou um voucher para o aluguer de uma viatura em Portugal (uma semana, veículo Grupo A)

2º prémio – uma máquina fotográfica digital (no valor máximo de 150 dólares canadianos)

3º prémio – uma garrafa de vinho do Porto»

Se gostarias de participar, não te esqueças de ler todas as regras no Regulamento, imprime e preenche a ficha de inscrição. Se tens dúvidas fala connosco: spires@dgaccp.pt

English Version

Com o patrocinio de:


14.3.11

CURSO DE FORMAÇÃO - COORDENAÇÃO DE ENSINO PORTUGUÊS NO CANADÁ

Os participantes do curso de formação «Aprendizagem de Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda», previsto para os dias 18 e 19 de Março corrente, em Otava, uma iniciativa da Coordenação de Ensino Português no Canadá, podem consultar aqui o programa do respetivo curso.

Caso esteja interessado em participar contacte cepe.canada@instituto-camoes.pt

PROGRAMA DE BOLSAS DO INSTITUTO CAMÕES

Terá inicio a 15 de Março de 2011 o periodo de candidatura ao programa de bolsas do Instituto Camões.

A 1ª fase (pré-candidatura) terá lugar entre 15 e 22 de Março. Os interessados deverão preencher o formulário disponivel na página electrónica do Instituto Camões.

A 2ª fase (candidatura), decorrerá entre 19 a 29 de Abril. Os candidatos selecionados na primeira fase receberão um pedido, via email, para apresentarem a documentação necessária para a decisão final.

Para mais informações sobre a formalização da candidatura, requisitos gerais e específicos de admissão, prazos, documentação, motivos de exclusão, avaliação e seleção, divulgação de resultados e formas de pagamento, consulte o aviso de abertura.

9.3.11

PRÉMIO JORNALISMO COMUNIDADES


O Governo dos Açores promove o Prémio de Jornalismo «Comunidades», tendo como objetivos fundamentais a promoção da cultura açoriana e dos Açores além fronteiras, a integração das comunidades imigradas e emigradas nas sociedades de acolhimento, bem como favorecer a sã convivência entre povos e culturas.

Na categoria «Comunidades Açorianas», podem participar os jornalistas das Comunidades Açorianas residentes no Canadá e em funções nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação canadianos e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, integração dos emigrantes açorianos nas respetivas sociedades de acolhimento, bem como, de âmbito geral, sobre a Região Autónoma dos Açores.

Para mais informações consulte a página do Prémio de Jornalismo «Comunidades».

1.3.11

PENSÕES DE SEGURANÇA SOCIAL NO ESTRANGEIRO

O Instituto de Segurança Social, IP, através do Centro Nacional de Pensões, paga as pensões devidas aos seus pensionistas residentes no estrangeiro através da entidade bancária «Citibank» que foi seleccionada em concurso internacional.

As pensões destinadas a pensionistas residentes no estrangeiro podem ser pagas por transferência bancária ou por cheque.

Para os pensionistas residentes no espaço SEPA (the Single Euro Payments Area), o pagamento por transferência bancária será disponibilizado brevemente, tendo sido já solicitados aos pensionistas os respectivos dados bancários, prevendo-se a implementação desta modalidade de pagamento no próximo mês de Abril. De todo o modo, o pensionista será sempre informado previamente da alteração da modalidade de pagamento.

A partir de Fevereiro, todas as pensões destinadas aos pensionistas residentes no estrangeiro serão pagas através de cheque emitidos pelo «Citibank» e enviado para a morada do pensionista. Os cheques são cruzados por questões de segurança. O pensionista deverá depositar o cheque na sua conta bancária aberta em qualquer banco, não carecendo de se deslocar às agências do «Citibank» para o levatamento ou depósito do mesmo.

O pagamento de pensões no estrangeiro é feito sem encargos para o pensionista, salvo os que decorrem do sistema bancário do país de residência.

Alerta-se para o facto de, na emissão dos cheques do mês de Fevereiro, ter existido um problema com as moradas de alguns pensionistas, já detectado e resolvido, mas que está a provocar algum atraso na chegada das cartas-cheque ao destino. Nesta data, vamos proceder à emissão de novo cheque que será enviado para a morada de cada pensionista por correio expresso.

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA


A COTEC Portugal, com o Alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, lançou a 17 de Fevereiro, do ano corrente, a quarta edição do «Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa», destinado a distinguir os portugueses que, pela sua acção empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal pelas suas actividades empresariais. As candidaturas devem ser entregues até o dia 26 de Março de 2011 através do endereço diaspora@cotec.pt

Para mais informações consulte o Regulamento e a página http://www.cotecportugal.pt/. O formulário de candidatura está disponível online.

Arquivo - Archive

Followers