21.1.11

GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE - MONÇÃO, CERVEIRA E ESPINHO

-
No âmbito do projecto «Gabinetes de Apoio ao Emigrante», a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas informa que assinou três novos Protocolos de Cooperação. Assim, a rede de serviços de apoio ao emigrante estende-se a Monção, Cerveira e Espinho. Para mais informações consulte http://www.secomunidades.pt/web/guest/gae
-

CURSOS DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA DO INSTITUTO CAMÕES

Estão abertas as inscrições para os cursos de formação à distância do Instituto Camões (2º Semestre 2010-2011), abarcando áreas temáticas diversificadas: Cultura Portuguesa, Português para Estrangeiros, Formação de Professores, Escrita Jornalistica e Criativa.

Os interessados devem candidatar-se até 6 de Fevereiro. A seleção dos participantes será realizada de 7 e 8 de Fevereiro. O pagamento será entre 7 a 13 de Fevereiro. Os cursos terão inicio a partir de 15 de Fevereiro. Para mais informações consulte http://cvc.instituto-camoes.pt/ensino-a-distancia/novos-cursos.html
-

20.1.11

VIII CICLO DE CINEMA DA CPLP

As Embaixadas de Portugal e do Brasil e a Universidade de Otava têm o prazer de anunciar e de convidá-lo/la para o VIII Ciclo de palestras e filmes CINEMA, LITERATURA e SOCIEDADE da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa . Entrada gratuita.

21 de JANEIRO – 1 de ABRIL de 2011 3ª e 6a feira às 20h30

Consulte o Programa
-

14.1.11

ENSINO PORTUGUÊS NO CANADÁ

-
Mensagem da Coordenadora do Ensino Português no Canadá

2011: ano de mudanças no ensino da língua portuguesa


Mudam-se os tempos e mudam-se as realidades. Atualmente, a língua portuguesa está longe de poder ser considerada como a língua materna das novas gerações de luso-descendentes. O ensino português no Canadá, assente numa abordagem de língua materna, seguindo os mesmos manuais utilizados nas escolas em Portugal, vem dificultar e desmotivar a aprendizagem da língua portuguesa por parte das crianças e jovens para quem a língua de comunicação é, hoje, o inglês e o francês.

A Coordenação do Ensino Português tem o prazer de informar que, com o objetivo de adequar o ensino da língua portuguesa no Canadá à nova realidade, irá proceder à Formação dos professores de português nas áreas do país onde a comunidade portuguesa se encontra mais concentrada.

Assim, irão ocorrer Ações de Formação nas seguintes cidades: Toronto, London, Otava, Montreal, Winnipeg, Edmonton e Vancouver. A Coordenação do Ensino Português contará com a colaboração dos leitores e docentes universitários do Instituto Camões no Canadá.

Para que os professores de português comecem a contactar com os novos manuais publicados para o ensino do português como língua segunda e língua estrangeira a um público infantil e jovem, a Coordenação de Ensino decidiu oferecer um exemplar a cada escola portuguesa, podendo desde já professores e alunos dar início a esta nova abordagem de ensino.

O Instituto Camões e a Coordenação do Ensino Português no Canadá agradecem a colaboração de todos os intervenientes neste processo de mudança: professores, pais e alunos.

A Coordenadora do Ensino Português,

Ana Paula Ribeiro
-

Arquivo - Archive

Followers