19.12.11

PROJETO «PORTUGUESE JOE»

Uma mensagem do Cônsul Geral de Portugal em Vancouver:

«Para quem conhece Vancouver e os seus arredores sabe bem que não existe nenhum vestígio físico a recordar a chegada dos primeiros Portugueses à costa ocidental do Canadá, há cerca de 150 anos, nem da contribuição que, desde então, deram para o desenvolvimento da região. Ficaram apenas alguns nomes que os pioneiros atribuíram no século XIX a alguns locais, tais como o Madeira Park, Silva Bay e pouco mais.

Chegou a altura de dotar a cidade de Vancouver com um monumento a homenagear esses pioneiros portugueses e todos os que vieram depois. Assim, com este objectivo, foi formada uma pequena comissão para que seja erigido um monumento a um dos primeiros portugueses a chegar a esta cidade, por volta de 1860, o qual, eventualmente, terá tido o maior impacto, tendo deixado um legado considerável; ao homem que ficou conhecido como Portuguese Joe Silvey (José Silva). Este nosso compatriota, nascido na Ilha do Pico, casou por duas vezes, com mulheres das Primeiras Nações, tendo ficado viúvo da primeira, a neta do importante Chefe Capilano. Destes dois casamentos nasceram onze filhos, cujos descendentes ascendem actualmente a mais de umas centenas. A comissão responsável por este projecto é composta por alguns descendentes deste português, pela historiadora e autora do livro “The Remarkable Adventures of Portuguese Joe Silvey”, a Professora Doutora Jean Barman, por outras individualidades ligadas à cultura, quer das Primeiras Nações quer da cidade de Vancouver, assim como representantes da Comunidade Portuguesa e por mim.

Como se poderá constatar no panfleto, o projecto visa não só a realização de um monumento, mas ainda a celebração da união de duas culturas, nomeadamente a Portuguesa e a do Povo Coastal-Salish. Faz ainda parte do projecto o filmar de um documentário retratando a história do Portuguese Joe e do projecto em si, bem como de um evento cultural que irá reunir manifestações representativas das duas culturas.

Está prevista a inauguração do monumento durante o mês de Junho para coincidir com as celebrações do Dia de Portugal, nomeadamente no âmbito do já tradicional “Portuguese Heritage Month”, decretado pelo Attorney General da província da Colúmbia Britânica e pelo Presidente da Câmara da Cidade de Vancouver.

O facto do artista plástico incumbido de realizar a obra ser descendente do Portuguese Joe atribui um significado acrescido, tanto ao monumento como a todo o projecto. A fim de se realizar este ambicioso projecto será necessário recorrer ao apoio das várias Comunidades, pelo que estou confiante que a Comunidade Portuguesa o irá apadrinhar generosamente. Todos os interessados poderão contribuir seguindo as indicações constantes no panfleto sobre o projecto. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através dos endereços electrónicos indicados no panfleto

Carlos de Sousa Amaro
Cônsul-Geral de Portugal em Vancouver

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers