29.4.10

DIA DA LINGUA PORTUGUESA E DA CULTURA DA CPLP - DAY OF THE PORTUGUESE LANGUAGE AND CULTURE OF THE CPLP

-
As Embaixadas dos Países de Língua Portuguesa da CPLP em Ottawa, Angola, Brasil e Portugal têm o prazer de convidar para participar na comemoração do DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA e da CULTURA DA CPLP, que se realizará, com a colaboração da Secção de Português da Universidade de Ottawa, 5a. feira, dia 6 de Maio de2010, 18 horas, na Sala do Senado (R083), Pavilhão Tabaret, 75 Laurier St, Universidade de Ottawa.

Na referida sala poderá também visitar a Exposição Fotográfica «Still de Cinema». On location, you may also visit the Photography Exhibition «Cinema Stills».

Convite - Invitation (English) - Invitation (Francais)

Comunicado de Imprensa - Press Release

20.4.10

CURSOS DE VERÃO NO ALGARVE - SUMMER COURSES IN ALGARVE

A Universidade do Algarve abre em Agosto de 2010 um Curso de Verão Intensivo de Português como uma segunda Lingua. Visite a página www.fchs.ualg.pt/summercourse/pt/ e consulte o panfleto

Para além da aprendizagem da Língua Portuguesa, os participantes terão oportunidade de visitar cidades da região algarvia e participar em grupos dedicados à Arte e Cultura Lusófonas.

English Version

-

CURSOS DE VERÃO NOS AÇORES - SUMMER COURSES IN AZORES


A Universidade dos Açores oferece uma ampla variedade de cursos de português como segunda língua. Visite os seguintes links (apenas em inglês) para descobrir as várias modalidades: Ficha de Inscrição  Propinas  Informação Geral

Para mais informações contacte o Gabinete de Relações Internacionais da Universidade dos Açores: Telf.: +351 296 650 800 / Fax: +351 296 650 005; e-mail: gri@uac.pt / www.uac.pt

-

12.4.10

III ENCONTRO MUNDIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

-
À semelhança de anos anteriores, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas organizará o III Encontro Mundial de Pessoas com Deficiência das Comunidades Portuguesas, envolvendo cidadãos portugueses da diáspora e nacionais residentes portadores de deficiência. O evento terá lugar em Lisboa, de 11 a 15 de Outubro de 2010, realizando-se ainda um Fórum para troca de impressões e experiências.


Os interessados devem possuir inscrição consular, preencher a respectiva ficha de candidatura e enviá-la aos posto consular da sua área de residência, até ao dia 14 de Maio. Para mais informação ou esclarecimento podem os interessados dirigir-se para o e-mail nuno.barreto@mne.gov.pt
-

GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE

A Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas tem vindo a firmar Protocolos de Cooperação com várias Câmaras Municipais portuguesas, com vista a institucionalizar, nos seus municípios, o Gabinete de Apoio ao Emigrante. Até à presente data, foram assinados Protocolos com Aguiar da Beira, Alfândega da Fé, Alijó, Almeida, Amares, Arcos de Valdevez, Arganil, Arouca, Aveiro, Baião, Barcelos, Braga, Boticas, Cabeceiras de Basto, Caminha, Carrazeda de Ansiães, Castro d'Aire, Celorico da Beira, Celorico de Basto, Chaves, Esposende, Faro, Figueira Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Guimarães, Ílhavo, Lamego, Macedo Cavaleiros, Mangualde, Manteigas, Marco de Canaveses, Mealhada, Meda, Melgaço, Mesão Frio, Mira, Mirandela, Moimenta da Beira, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Murtosa, Nelas, Oliveira de Azeméis, Penalva do Castelo, Penamacor, Penedono, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Resende, Ribeira de Pena, Sabrosa, Sabugal, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Sátão, Sernancelhe, Santo Tirso, Silves, Tarouca, Terras do Bouro, Tondela, Trofa, Valpaços, Vieira do Minho, Vila do Rei, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Poiares, Vila Real, Vila Verde, Vimioso, Vizela e Vouzela.

Os Gabinetes ali localizados prestam um serviço gratuito aos portugueses que foram emigrantes, informando-os dos seus direitos, independentemente de ainda continuarem a residir no país de acolhimento ou de regressados a Portugal. Os GAE procuram resolver as questões apresentadas em articulação com outras instituições públicas ou privadas, bem como acompanham assuntos ligados a competências camarárias (p.ex.: licenças, alvarás, projectos, investimentos e acção social).
-

Arquivo - Archive

Followers