7.5.10

NETINVEST PORTUGAL

Será lançado em breve o programa NETINVEST Portugal, uma iniciativa dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Economia e que visa apoiar o Investimento Directo em Portugal por empresários das comunidades portuguesas no estrangeiro.

Este programa, cuja linha de actuação vai centrar-se em quatro áreas distintas – promover o Investimento Directo em Portugal por empresários das comunidades portuguesas, a internacionalização e penetração nos mercados internacionais de empresas estabelecidas em Portugal, fomentar e diversificar as exportações portuguesas e criar uma rede operativa de promoção do intercâmbio de competências e conhecimentos entre as empresas. Este projecto, para além dos mencionados Ministérios, conta igualmente com a participação de vários bancos portugueses, da Confederação Mundial dos Empresários das Comunidades Portuguesas (CMECP) e da Associação das Pequenas e Médias Empresas.

Os investimentos a apoiar no âmbito do NETINVEST Portugal deverão inserir-se em áreas de actividade económica definidas como prioritárias pelo Governo e que contribuam para a concretização dos objectivos definidos no âmbito do Plano Tecnológico. No âmbito deste programa vai ser criado o portal NETINVEST Portugal que funcionará como plataforma de integração, promoção e dinamização de todas as valências necessárias para a concretização dos objectivos do programa. O portal terá como funções a realização da “Cartografia Empresarial da Diáspora Portuguesa”, a compilação, estruturação e divulgação sistemática de toda a informação relativa a apoios financeiros, instrumentos de cooperação e oportunidades de negócio. O portal vai identificar e estruturar soluções integradas de apoio financeiro aos empresários das comunidades, promover e dinamizar contactos bilaterais entre empresários, mas também promover, concertar e articular os empresários portugueses e os organismos nacionais necessária para a concretização dos negócios. Um dos instrumentos de actuação do portal será o “Balcão Único NETINVEST”, uma estrutura exclusivamente dedicada ao universos dos empresários focalizada no seu atendimento, aconselhamento e acompanhamento, criando-se a figura do gestor de cliente.

Em suma, os objectivos desta iniciativa são:
- Apoio ao Investimento Directo em Portugal por empresários das comunidades portuguesas no estrangeiro.
- Internacionalização e penetração nos mercados internacionais por parte das empresas portuguesas, através do fomento e concretização de parcerias económicas com os empresários das comunidades portuguesas no estrangeiro.
- Fomento e diversificação das exportações portuguesas.
- Criação de uma rede operativa, alicerçada na informação, cooperação empresarial e na diplomacia económica /comercial, tendo por base o entrosamento dos empresários das comunidades portuguesas com os empresários residentes em Portugal, valorizando assim a língua e a cultura como factores de aproximação e de negócio.

English Version
-

No comments:

Post a Comment

Arquivo - Archive

Followers